Senegal bate o Qatar e segue na briga por vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo
Senegaleses dominam os anfitriões em boa parte do jogo e decidem a vaga na última rodada
Senegal segue vivo na Copa do Mundo. Os africanos triunfaram por 3 a 1 sobre o Qatar, na manhã desta sexta-feira. Dia, Diédhiou e Dieng marcaram para os senegaleses, enquanto Muntari descontou para os anfitriões, no Al Thumama, pelo Grupo A.
Com o resultado, os senegaleses somam os primeiros três pontos e vão para a última rodada com grandes chances de avançar às oitavas de final. Já os qataris, sem pontuar, ficam bem distantes da classificação à próxima fase.
ETAPA INICIAL DE SENEGAL NO ATAQUE
O Senegal iniciou o duelo com domínio na posse de bola e pressão no campo de ataque. Na velocidade e habilidade de Sarr pela esquerda e de Diatta pela direita, os africanos chegavam com perigo.
Apesar da superioridade, os senegaleses tiveram dificuldades de converter as oportunidades criadas. N. Mendy, Diatta e Gueye foram alguns dos que tiveram a chance de marcar, mas não conseguiram. Já pelo lado qatari, pouca ameaça à meta adversária.
DE TANTO INSISTIR, BOLA NA REDE
O domínio senegalês seguiu, mas a equipe falhava em conseguir acertar a meta defendida por Barsham. Até que com colaboração rival, o placar foi aberto.
Na reta final da primeira etapa, o zagueiro Khoukhi furou a bola na área após tentativa de cortá-la. A sobra ficou com Boulaye Dia, que encheu o pé direito com gosto e estufou as redes qataris.
SENEGAL ON FIRE
Os senegaleses voltaram do intervalo com o mesmo ímpeto e ampliaram a vantagem. Em cobrança de escanteio de Jakobs pela direita, Diédhiou subiu bonito e cabeceou firme para o fundo do gol.
ANFITRIÕES CRESCEM, MARCAM, MAS AFRICANOS FECHAM O PLACAR
Com uma boa vantagem, Senegal acabou baixando suas linhas e ficou mais postado atrás, atraindo assim, os qataris. A equipe da casa começou a pressionar. Afif fez Mendy operar belíssimas defesas para evitar o gol.
Até que após um lançamento da defesa, Mohammad recebeu em profundidade pela direita, cruzou na medida e Muntari cabeceou firme para diminuir e marcar o primeiro gol qatari na Copa.
No entanto, faltando poucos minutos para o fim, Senegal tramou bela jogada pela direita e Dieng recebeu livre de N'Diaye na área. O atacante apenas tirou do goleiro para definir a parada.
PRÓXIMO COMPROMISSO
Na última rodada, Senegal enfrenta o Equador, no estádio Khalifa International, às 12h (de Brasília), no dia 29. Esse duelo pode garantir os africanos nas oitavas de final da Copa do Mundo.
FICHA TÉCNICA
Qatar 1 x 3 Senegal
Copa do Mundo 2022
Grupo A - 2ª rodada
Data e horário: 25/11/2022, às 13h (de Brasília).
Local: Estádio Internacional Khalifa, em Doha (QAT).
Árbitro: Antonio Mateu Lahoz (Espanha)
Assistentes: Pau Cebrián Devís e Roberto Díaz Pérez del Palomar (Espanha)
Quarto árbitro: Kevin Ortega (Peru)
VAR: Alejandro Hernandez (Espanha)
Cartões amarelos: Ismail Mohammad, Homam Ahmed e Assim Madibo (Qatar); Dia, Jakobs e Ciss (Senegal)
Cartões vermelhos: -
Gols: Dia (41'/1ºT), Diédhiou (3'/2ºT), Muntari (33'/2ºT) e Dieng (39'/2ºT)
QATAR
Meshaal Barsham; Pedro Miguel (Albayati), Ismaeel Mohammad, Boualem Khoukhi, Abdelkarim Hassan e Homam Ahmed (Salman); Hassan Al-Haydos (Muntari), Karim Boudiaf (Hatem) e Assim Madibo; Almoez Ali e Akram Afif. Técnico: Félix Sánchez
SENEGAL
E. Mendy; Y. Sabaly, K. Koulibaly, I. Jakobs (Cissé) e A. Diallo; N. Mendy (Pape Sarr), I. Gueye, K. Diatta (Ciss), F. Diedhiou (Dieng) e I. Sarr (N'diaye); B. Dia. Técnico: Aliou Cissé