Brasil estreia em cidade que foi construída do zero para Copa do Mundo
Seleção de Tite encara a Sérvia nesta quinta-feira, 24, às 16h, no Lisuail Stadium
O Catar não mediu esforços para receber a Copa do Mundo: obras de metrô, ar-condicionado nos estádios e foi capaz até de construir uma cidade. Isso mesmo, você não leu errado.
Veja a agenda dos jogos da Copa do Mundo 2022 e acompanhe os resultados e a classificação dos times.
Lusail, palco da estreia do Brasil nesta quinta-feira, 24, fica a 40 km do centro de Doha, capital do Catar, e era uma vila familiar no passado. O xeique Jassim bin Mohammed Bin Thani, que é considerado o fundador do Catar, nasceu lá em 1913.
A cidade foi escolhida para receber o estádio com maior capacidade deste Mundial, o Lusail Stadium. Com 80 mil lugares, o espaço receberá a final da Copa no dia 18 de dezembro, além de, pelo menos, duas partidas do Brasil: a estreia e o duelo contra Camarões na última rodada da fase de grupos.
Além da seleção de Tite, Argentina, Uruguai e Portugal são outros gigantes do futebol que vão passar pela cidade. Ao todo, são seis jogos da fase de grupos, um das oitavas, um das quartas, um da semifinal e a grande decisão.
Depois que o torneio acabar, o estádio vai deixar de existir. Segundo as autoridades locais, a cidade, que é dividida em 19 distritos e deve ter quase 200 mil habitantes, não precisa de uma arena esportiva desse porte.
O espaço vai ser dividido entre escolas, comércios, restaurantes, instalações médicas e esportivas. Uma parte das arquibancadas será conservada como registro histórico. Porém, a grande maioria dos assentos será doada para construção de outras arenas.