Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Copa do Catar

Umbro lança camisa do Avaí inspirada na Argentina e causa polêmica em ano de Copa; confira a coleção

Marca de material esportivo resgata origens e tradições estrangeiras dos clubes brasileiros e divide opiniões

14 set 2022 - 14h49
(atualizado às 16h27)
Compartilhar
Exibir comentários

Em ano de Copa do Mundo, as patrocinadoras esportivas lançam uniformes para seus clientes de clube inspirados em seleções que disputam a competição: em 2014, Santos, Corinthians e Palmeiras tiveram camisas com a cor amarela do Brasil. Para 2022, a Umbro lançou kits especiais para alguns times, com homenagens à Inglaterra, Holanda e Nigéria, entre outras nações, mas um uniforme em especial chamou a atenção do público e provocou polêmica. Trata-se do Avaí, inspirado na Argentina.

Camisa do Avaí, com inspiração na Argentina, dividiu opiniões na internet.
Camisa do Avaí, com inspiração na Argentina, dividiu opiniões na internet.
Foto: Divulgação / Estadão

Com forte rivalidade com o Brasil, a camisa resgata a conexão que Santa Catarina e Florianópolis têm com o país latino-americano, com os "hermanos". Entretanto, essa mistura não agradou a todos os torcedores do time. Nas redes sociais, alguns reclamaram de essa homenagem ter acontecido justamente em um "ano de Copa do Mundo", com a rivalidade acirrada e as chances de a Argentina atrapalhar o caminho do Brasil no Catar.

Entretanto, essa não é a primeira vez que a Umbro lança uma camisa especial para seus clubes brasileiros. Em 2018, o próprio Avaí já havia recebido um kit alternativo produzido pela marca esportiva. Na ocasião, fazia referência à França - que foi campeã naquele ano.

A camisa do Santos relembra o episódio em que o clube "parou", com Pelé, uma guerra no continente africano, em 1969. Essa lenda é contada pelo próprio Pelé. Em amistoso contra a seleção do Centro-Oeste da Nigéria - nação homenageada pela Umbro -, a equipe venceu a partida, que foi realizada na cidade de Benin, em um estádio completamente lotado. "Ninguém queria saber de guerrear quando era possível prestigiar o Rei do Futebol e o melhor time de futebol do mundo com os próprios olhos. Na nova camisa do Santos, este momento histórico é celebrado, assim como a forte ligação entre o Brasil e os povos africanos que, provenientes de diferentes regiões, hoje fazem parte de uma só população, a brasileira."

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade