Vídeo aponta que bola não saiu antes do gol do Japão sobre a Espanha, diz Fifa
Entidade divulgou imagens de suas câmeras do polêmico lance no Twitter
A Fifa foi às redes sociais nesta sexta-feira (2) para divulgar imagens que comprovam a legalidade do segundo gol do Japão sobre a Espanha, na vitória por 2 a 1, de virada, que classificou os asiáticos às oitavas de final da Copa do Mundo, na última quinta-feira (1). O lance foi alvo de críticas e muita polêmica dentro e fora do campo, mas de acordo com a entidade, a bola não saiu totalmente pela linha de fundo, como sugerem fotos divulgadas pelas redes sociais e veículos de imprensa.
"O segundo gol do Japão na vitória por 2 a 1 sobre a Espanha foi verificado pelo VAR para determinar se a bola havia saído de jogo. Os árbitros de vídeo da partida usaram as imagens da câmera da linha do gol para verificar se a bola ainda estava parcialmente na linha ou não. Outras câmeras podem oferecer imagens enganosas, mas com base nas evidências disponíveis, a bola inteira não estava fora de jogo", diz o texto publicado pela Fifa.
O lance foi originado em um contra-ataque. Dan cruzou a bola na área pela direita, ela passou por todos e, na risca da linha de fundo, foi tocada para trás por Mitomo. Na pequena área, Tanaka mandou para o gol e saiu para comemorar.
No momento do lance, o árbitro sul-africano Victor Gomes anotou o impedimento, mas logo em seguida, após aviso do VAR, ele reverteu sua decisão.
De acordo com a entidade, "o árbitro de vídeo usou a imagem 3D criada pela câmeras conectadas ao sistema (no mínimo 12 por estádio) e o sensor da bola para medir o momento em que Mitoma a tocou. Assim, foi possível avaliar a posição exata da bola no campo".
"Se a bola estivesse na linha do gol, o sensor dentro dela avisaria automaticamente o árbitro se ela cruzasse a linha totalmente, uma vez que há sensores também nas traves", finalizou a Fifa.
Japan's second goal in their 2-1 win over Spain was checked by VAR to determine if the ball had gone out of play.
The video match officials used the goal line camera images to check if the ball was still partially on the line or not. pic.twitter.com/RhN8meei6Q
— FIFA.com (@FIFAcom) December 2, 2022