Próxima Copa do Mundo: tudo o que sabemos até agora!
Confira o que já se sabe sobre a próxima Copa do Mundo, que será no Canadá, Estados Unidos e México.
A próxima Copa do Mundo de Futebol acontecerá em 2026 em 3 países diferentes: Canadá, Estados Unidos e México. Serão 48 seleções participando do torneio, que terá abertura marcada para o dia 11 de junho e os jogos serão realizados em várias cidades dos 3 países.
A próxima Copa do Mundo masculina de futebol será em 2026, mas o torneio já tem gerado diversas expectativas. Está prevista uma mudança no formato da competição, que é o mesmo desde 1998, com 32 seleções disputando os jogos que, em geral, ocorrem em um único país-sede.
Porém, a próxima Copa prevê mudanças importantes na quantidade de seleções que participarão dos jogos. Além disso, mais cidades receberão as partidas, previstas para serem realizadas entre junho e julho de 2026 em 3 países diferentes.
As mudanças visam acelerar o aumento da rentabilidade do Mundial masculino de futebol. Com mais seleções participando, espera-se que mais regiões assistam às transmissões dos jogos e que mais pessoas busquem acompanhar o torneio nos estádios e realizar turismo nos países-sede. O aumento na quantidade de seleções participantes da Copa também promete elevar os patrocínios e a comercialização de direitos de transmissão.
Qual será a sede da próxima Copa do Mundo em 2026?
A próxima Copa do Mundo ocorrerá em 3 países diferentes, concentrados na América do Norte: Canadá, Estados Unidos e México. O torneio será realizado por pouco mais de um mês, com a abertura marcada para ocorrer no dia 11 de junho, com a primeira partida prevista para o Estádio Azteca, localizado na Cidade do México.
Porém, a Fifa criou a possibilidade de realizar um jogo de abertura em cada um dos 3 países que sediará a Copa. Dessa maneira, além do México, ocorrerão partidas para iniciar o torneio no estádio BMO Field, na cidade de Toronto, Canadá, e também no SoFi Stadium, que fica em Los Angeles, Estados Unidos.
O último jogo do torneio, assim como o encerramento da Copa, tem previsão para ser realizado no MetLife Stadium, na cidade norte-americana de East Rutherford, em Nova Jersey, no dia 19 de julho.
Estão previstos jogos nas seguintes localidades:
- Vancouver e Toronto, no Canadá;
- Los Angeles, Boston, Nova Jersey, San Francisco, Filadélfia, Houston, Dallas, Miami, Atlanta, Seattle e Kansas City, nos Estados Unidos;
- Cidade do México, Guadalajara e Monterrey, no México.
Por que a Copa 2026 será em 3 países?
O torneio mundial masculino de futebol em 2026 acontecerá em 3 países devido ao aumento na quantidade de seleções que disputam a Copa e, por sua vez, na quantidade de partidas que serão realizadas.
Pelo grande deslocamento de pessoas e equipamentos de cada delegação que participará da Copa 2026, buscou-se aumentar a infraestrutura que atende às seleções. Além disso, haverá mais torcedores acompanhando a competição, o que demanda também mais disponibilidade de hotéis, restaurantes e estádios, por exemplo.
Será a primeira vez em que a Copa do Mundo acontece em 3 países e a segunda oportunidade em que a competição é sediada por mais de um país. A exceção foi a Copa de 2022, em que os jogos foram realizados na Coreia do Sul e no Japão.
As sedes da Copa do Mundo de 2026 já receberam edições anteriores do evento. O México foi sede do torneio em 1970 e em 1986. Os Estados Unidos receberam a Copa de 1994. O Canadá foi sede da Copa feminina de futebol em 2015.
Tudo o que sabemos sobre a Copa do Mundo 2026
A Copa do Mundo 2026 terá 48 seleções, o que é inédito após mais de 20 anos com a competição apresentando 32 seleções. Serão 12 agrupamentos e a fase de grupos da competição tem previsão para acontecer entre 11 de junho e 27 de junho e o total de partidas será de 104.
A definição dos grupos acontecerá de acordo com a classificação de cada seleção em suas respectivas eliminatórias, disputadas em cada continente. As confederações de cada área continental possuem direito a vagas conforme a distribuição abaixo:
- Europa (UEFA): 16 vagas;
- África (CAF): 9 vagas, somada a uma via repescagem;
- Ásia (AFC): 8 vagas, além de uma por repescagem;
- América do Sul (Conmenbol): 6 vagas, além de uma via repescagem;
- América do Norte e Central (Concacaf): 6 vagas, mais uma por repescagem;
- Oceania (OFC): 1 vaga.
Se classifica para a fase mata-mata da Copa as duas seleções mais bem classificadas de cada chave. Além disso, os oito melhores países que ficarem em 3º lugar na fase de grupos também passaram para a próxima fase. Assim, serão necessárias 8 partidas para uma equipe chegar à final da competição.
A Fifa tem expectativa de arrecadação superior a R$ 58 bilhões com a Copa do Mundo 2026. O número significa um aumento de 50% no valor obtido em receita na Copa do Mundo de 2022, que aconteceu em novembro daquele ano, no Catar.
A seleção brasileira estará na Copa do Mundo de 2026?
Atualmente, a seleção brasileira masculina de futebol está na sexta posição nas eliminatórias da América do Sul. Nesse caso, o Brasil continuaria a se classificar para a Copa 2026, já que a Conmebol possui direito a 6 vagas para o torneio, além de uma por repescagem.
As eliminatórias sul-americanas possuem uma única fase, com 10 seleções se enfrentando duas vezes. As partidas serão encerradas em setembro de 2025, data em que a seleção brasileira precisa estar entre os 6 primeiros colocados para conseguir a classificação sem precisar participar da disputa em repescagem com seleções de outras confederações.
Já estão classificadas para a Copa 2026 as seleções do Canadá, Estados Unidos e México, por serem os países anfitriões da competição.
Fique por dentro de tudo o que acontece no universo esportivo em modalidades como o futebol e os campeonatos nacionais e internacionais. Navegue pelo Terra Esportes!