Dunga diz que é afrodescendente por apanhar e cria polêmica
Frase literal do treinador soou como gafe: "eu até acho que eu sou afrodescendente de tanto que apanhei e gosto de apanhar"
O técnico Dunga cometeu uma grande gafe ao comentar sobre o que viveu na Copa América de 1991 em entrevista concedida nesta sexta-feira, em Concepción, no Chile. O volante lembrou como era criticado na Seleção Brasileira e deu a entender que pessoas afrodescendentes gostam de apanhar. Mais tarde, pediu desculpas em nota oficial publicada no site da entidade.
Dunga concedia uma entrevista coletiva tranquila, com respostas curtas e cautelosas sobre o duelo de sábado contra o Paraguai, como tem feito ao longo da Copa América. Porém, questionado se as críticas de 1991 eram parecidas com os comentários feitos sobre a Seleção Brasileira atualmente, Dunga desandou a falar e cometeu a gafe.
"Nós eramos os ruins com sorte, e os outros eram os bons com azar. Aquela Seleção (de 1991) tinha a cobrança de 40 anos sem ganhar uma Copa América e 24 anos sem Copa do Mundo. Tudo era ruim. Eu até acho que eu sou afrodescendente de tanto que apanhei e gosto de apanhar. Os caras olham pra mim e falam: 'vamos bater nesse aí'. E começam a me bater, sem noção, sem nada. 'Não gosto dele' e começam a me bater", afirmou, literalmente.
Dunga mostrou mais uma vez como se incomoda com as críticas que recebeu naquela época. "Se a Seleção que era boa, não ganhou, então por que colocar pressão na Seleção que tu fala que é ruim? Como vou explicar para o torcedor que o ruim ganha, e o bom perde? Você pode dizer 'nem sempre o bom ganha'. Mas em 24 anos tem que ganhar", cobrou, em retórica.
"Técnica é bom, mas não é suficiente para formar um time. Quando se forma uma Seleção, você escolhe os melhores, mas tem que montar um quebra-cabeça para ganhar. E aí vai uma série de fatores que podem contribuir".
Por fim, o técnico também falou sobre o time atual do Brasil, falando que eles precisam saber lidar com críticas. "Na Seleção você só tem chance se ganhar. E às vezes, mesmo quando ganha, não vai satisfazer. Mas é um preço bom, porque é um orgulho defender nosso País. Esses jogadores têm uma pressão enorme pelas críticas após a Copa. Temos bons valores, nem todos têm experiência, mas estão aprendendo. Cada vez vai aumentar mais o grau da crítica, mas eles têm que estar preparados para dar resposta e ressurgir a todo momento".
É claro que rapidamente o comentário de Dunga sobre afrodescendentes repercutiu nas redes sociais e gerou grande polêmica. O técnico foi muito criticado pela gafe e houve até quem pediu demissão dele:
Dunga não deveria terminar o dia como técnico da Seleção.
— dimitrius pulvirenti (@santodimi) 26 junho 2015
depois dessa do dunga a gente merecia era levar 48x1
— mareclsehikj (@marcelsheik) 26 junho 2015
Acho que o Dunga já pode passar no RH da firma
— GUST∆VO (@Gugaspindler) 26 junho 2015
Só existe uma certeza sobre o Dunga: ele se auto-prejudica sempre.
— Cadu Moura (@cadurmoura) 26 junho 2015
Dunga so vai convocar jogador branco dps dessa
— Felipe (@felipealmeida_s) 26 junho 2015
HAHAHAHAHA MANO OLHA O DUNGA ASSINANDO A DEMISSÃO
— toshi (@toshii_) 26 junho 2015
"Acho que sou afrodescendente, gosto de apanhar", diz Dunga sobre críticas Eu não acredito que ele falou isso.
— Amdna Alabnes (@amandalbanese) 26 junho 2015