Colômbia terá Falcao em baixa e ataque nulo contra Argentina
Um dos maiores destaques da seleção colombiana, Falcao Garcia em péssima fase derruba ataque da Colômbia
Na Copa do Mundo do ano passado, o centroavante Radamel Falcao desfalcou a Colômbia por lesão e fez todo mundo se perguntar: e se ele estivesse com a camisa 9, será que a história seria diferente naquele jogo das quartas de final contra o Brasil? Um ano depois, o centroavante está disponível e é titular no time de José Pekerman na Copa América. Mas, ironicamente, vive uma fase péssima em uma equipe que não consegue fazer gols.
Em três partidas até aqui, os colombianos botaram a bola na rede uma só vez – e foi com o zagueiro Murillo, que fez o gol da vitória sobre o Brasil. Já na derrota para a Venezuela e no empate com o Peru, os badalados atacantes passaram em branco. E nenhum despertou mais críticas que o capitão Falcao, que vive péssimo momento e já tem seu lugar no time questionado.
"Tivemos algumas oportunidades, mas não fizemos. Estamos buscando o gol", lamentou Pekerman nesta quinta-feira, véspera do duelo contra a Argentina pelas quartas de final, em Viña del Mar. "O tempo está limitado, o campeonato é curto, mas o último que se perde é a esperança de que, em um jogo como esse, apareça a contundência que queremos".
Grande astro da seleção ao lado do meia James Rodríguez, Falcao vem de temporada desastrosa pelo Manchester United. Foram apenas quatro gols marcados e vários jogos na reserva do time de Louis van Gaal. Nos jogos da Copa América até aqui, o atacante mostrou vontade e mobilidade, mas a fase técnica não é boa, e os reflexos parecem lentos.
Na imprensa colombiana, já há pedidos por uma mudança, com a entrada de Jackson Martínez, artilheiro do Porto e recém-comprado pelo Atlético de Madrid – dois clubes pelos quais Falcao brilhou há alguns anos. Mas a tendência é que Pekerman mantenha seu camisa 9 e capitão como titular, apesar de tê-lo substituído nos dois últimos jogos.
"Tendo tantos atacantes, nós optamos por olhar o ritmo que eles têm, como se entendem. Todos tiveram fases excelentes e outras de baixo rendimento, e nem todos estão em bom momento na seleção. Tendo ótimos atacantes, estamos com saldo de gols zero – fizemos um e tomamos um", lamentou o treinador, sem citar nomes, mas em clara referência a Falcao.
Para a partida desta sexta-feira, às 20h30, no Estádio Sausalito, Falcao deve seguir como titular ao lado de Teo Gutiérrez. No banco, Jackson Martínez e Luis Muriel serão as opções imediatas, já que Carlos Bacca ainda está suspenso por seu envolvimento na confusão do fim do jogo contra o Brasil. Munição de sobra para a Colômbia – mas o time provavelmente precisará que sua linha de frente "desencante" se quiser superar um dos favoritos ao título e avançar.