Colômbia já venceu Brasil no Chile; veja curiosidades
É claro que tabu ou retrospecto não entram em campo e não decidem jogos de futebol. Mas sempre é bom destacá-los para lembrar de boas histórias do passado. Esse é o caso de Brasil e Colômbia, que vão se enfrentar no Chile, nesta quarta-feira, mas já fizeram um jogo recheado de curiosidades há quase 24 anos, exatamente no mesmo país.
Copa América
A coincidência não termina apenas na sede dos confrontos. Além de ter sido no Chile, o Brasil x Colômbia de 1991 também foi válido pela fase de grupos da Copa América, exatamente igual ao jogo deste ano. Naquela oportunidade, o grupo tinha cinco seleções. Tanto Brasil quanto Colômbia vinham de uma vitória e um empate na competição.
Tabu
A Colômbia venceu por 2 a 0 em Viña del Mar, mas aquela partida marcou o início de um tabu impressionante: nunca mais o Brasil perdeu para a Colômbia. Durante os últimos 24 anos, aconteceram 14 jogos, com nove vitórias e quatro empates.
Valderrama
A vitória por 2 a 0 teve participação decisiva de um jogador folclórico: Valderrama começou a jogada do primeiro gol com um cruzamento pela direita, que foi desviado no primeiro pau e concluído para gol por Ántony De Ávila. Depois, Valderrama deu assistência direta para o gol de Arnoldo Iguarán. Outros jogadores marcantes da Colômbia, como Higuita, Escobar e Rincón, tambem estavam em campo.
Taffarel e Mauro Silva
Hoje eles estão na comissão técnica da Seleção Brasileira, mas em 1991 participaram daquela derrota para Colômbia. Taffarel agora é preparador de goleiros. Mauro Silva se tornou auxiliar pontual de Dunga. A escalação titular do time de 91 foi: Taffarel; Marcio Santos, Gottardo, Ricardo Rocha e Branco; Mauro Silva, Mazinho, Neto e Rai; Renato Gaúcho e João Paulo.
Nascimento de James Rodríguez
Principal jogador da Colômbia atualmente, James Rodríguez nasceu em 12 de julho de 1991, exatamente um dia antes desse jogo marcante entre Brasil x Colômbia. Depois de tanto tempo, aquele bebê recém-nascido se tornou a principal esperança colombiana de ver uma vitória contra o Brasil novamente. O jogo acontecerá às 21h (de Brasília) desta quarta-feira, em Santiago.