Copa América caminha para ser tão "maluca" quanto em 2011
Antes de a Copa América começar, Dunga e outros técnicos sul-americanos apontaram que essa competição seria uma das mais difíceis e surpreendentes da história. Eles tinham razão: concluídas as duas rodadas iniciais, já dá para ver que o torneio está "maluco", cheio de emoções e resultados surpreendentes.
Mas isso não é uma exclusividade da Copa América de 2015. Há quatro anos, o torneio também foi recheado de surpresas, tanto que os semifinalistas foram Peru, Venezuela, Paraguai e Uruguai. Concluídas as duas primeiras rodadas daquele ano, quatro resultados surpreendentes já tinham chamado atenção. Foram eles: Argentina 1 x 1 Bolívia, Brasil 0 x 0 Venezuela, Uruguai 1 x 1 Peru e Peru 1 x 0 México.
A Copa América de 2015 segue exatamente na mesma linha até agora. Concluídas as duas primeiras rodadas, quatro resultados chamaram a atenção: México 0 x 0 Bolívia, Argentina 2 x 2 Paraguai, Colômbia 0 x 1 Venezuela e Brasil 0 x 1 Colômbia. Este último é questionável como surpresa, mas chamou atenção pela forma como aconteceu - o Brasil foi dominado totalmente e pagou mico, mesmo depois da Colômbia ter perdido para Venezuela.
Em 2011, as eliminações mais surpreendentes só aconteceram nas quartas de final. Mas neste ano existem grandes chances de alguma seleção favorita cair já na fase de grupos. Apenas a Argentina parece virtualmente classificada - é líder do Grupo B e vai enfrentar a eliminada Jamaica na próxima fase.
No Grupo A, que será definido nesta quarta-feira, Chile e Bolívia estão com quatro pontos e vão se enfrentar em Santiago. Quem vencer será líder da chave e quem perder dependerá de um tropeço do México ou até dos resultados de outros grupos - os dois melhores terceiros colocados também se classificam.
No Grupo B, além da citada Argentina, haverá um grande jogo entre Paraguai e Uruguai. O primeiro está na frente, com quatro pontos, então tem a vantagem de se classificar apenas com um empate.
E nada se compara com a confusão do Grupo C: o Brasil venceu o Peru, que venceu a Venezuela, que venceu a Colômbia, que venceu o Brasil. Com isso, todos times ficaram empatados com três pontos e começarão o mata-mata antecipadamente - Brasil x Venezuela decidirão uma vaga, sendo que o time de Dunga terá a vantagem do empate; Colômbia x Peru definirá o outro classificado direto, sendo que o Peru tem um saldo de gols maior atualmente e por isso também avançará com um empate.
Com tantas indefiniçõs, fica impossível definir como serão os confrontos das quartas de final. A única certeza é que essa Copa América continuará assim: maluca, do jeito que nós, latino americanos, gostamos.