Catar surpreende e arranca empate com Paraguai no Maracanã
Com golaço do santista Derlis González, seleção paraguaia saiu na frente com dois gols, mas rival buscar a igualdade no marcador
O Paraguai empatou em 2 a 2 com o Catar domingo à tarde, no Estádio do Maracanã, pela primeira rodada da Copa América, em duelo válido pelo Grupo B da Copa América. O Paraguai abriu o placar com Cardozo e ampliou com golaço do santista Derlis González. O Catar manteve a boa organização tática e diminuiu com Almoez Ali, em outro bonita chute de fora da área, e empatou com Khoukhi.
Com o empate, Paraguai e Catar ficam atrás da líder Colômbia, que venceu a lanterna Argentina por 2 a 0. Na próxima quarta-feira, o Paraguai enfrenta a Argentina no Mineirão. No mesmo dia, a Colômbia duelará contra o Catar, no Morumbi.
O JOGO
O Paraguai teve um "garçom" improvável no Maracanã: a defesa do Catar, principalmente com o goleiro Al-Sheeb. Vários erros na saída de bola facilitaram a vida dos albirrojos.
Arzamendia teve boa chance após driblar o goleiro. Na sequência, aos 2, Balbuena cabeceou e a bola bateu na mão de Pedro Miguel. Pênalti convertido por Cardozo.
No minuto 15, o Catar perdeu chance incrível. Hassan cruzou bem da esquerda e Al-Haydos, sozinho no segundo pau e sem goleiro, se atrapalhou e chutou para fora.
Quando o placar marcava 34, o Paraguai teve nova oportunidade pelo alto. Almiron e Cecílio fizeram jogada ensaiada em escanteio e Balbuena, de novo ele, cabeceou com perigo. Nos minutos seguinte, a defesa do Catar voltou a vacilar - e duas vezes. Pérez desperdiçou ambos os lances para ampliar.
Aos 45, pouco antes do intervalo, Almoez Ali saiu na cara do gol e Gatito fez defesa espetacular para garantir a vantagem parcial do Paraguai.
REAÇÃO
No sexto minuto, Cardozo faria o segundo gol depois de passe de Almiron, mas a arbitragem, com o auxílio do VAR, assinalou impedimento de Derlis González no início da jogada. E aos 10, o Catar não resistiu. Derlis, que entrou no intervalo, arriscou de fora da área e marcou um golaço.
Depois do domínio nos primeiros minutos da etapa final, o Paraguai diminuiu o ritmo e levou o castigo. Almoez Ali recebeu na entrada da área, cortou e chutou bonito, no ângulo de Gatito - a bola resvalou em Alonso antes de entrar.
Aos 31, veio o empate. Depois de jogada bem trabalhada, Khoukri recebeu na frente de Gatito e chutou mascado. O goleiro desviou para trás e Rojas tentou evitar, mas não conseguiu. Ele se chocou com a trave e teve de ser substituído.
Após o empate, o Paraguai se lançou ao ataque, mas não teve força para desempatar. O Catar suportou bem na defesa, ainda levou perigo em contra-ataques e conquistou ponto importante.
FICHA TÉCNICA
Paraguai 2 x 2 Catar
Data: 16 de junho de 2019
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Diego Haro (PER)
Auxiliares: Jonnhy Bossio e Víctor Ráez (PER)
VAR: Raphael Claus
Público e renda: 19.162/R$ 2.382.305,00
Cartões amarelos: PARAGUAI: Hernán Peréz e Balbuena. CATAR: Salman, Madibo, Hassan e Khoukhi
GOLS
Paraguai: Cardozo, aos 3 do 1T, e Derlis González, aos 10 do 2T;
Catar: Almoez Ali e Khoukhi, aos 22 e 31 do 2T.
PARAGUAI: Gatito Fernández; Valdez, Balbuena, Alonso e Arzamendia (Iturbe); Ortiz, Rodrigo Rojas (Sánchez), Almirón e Cecílio Domínguez; Hernán Pérez (Derlis González) e Cardozo
Técnico: Eduardo Berizzo
CATAR: Al-Sheeb; Pedro Miguel, Hisham, Al.Hassam e Hatem (Boudiaf); Salman, Madibo e Khoukhi; Al-Haydos, Almoez Ali e Akram Afif
Técnico: Félix Sánchez