Dilma descarta verba federal na Copa em detrimento a saúde e educação
A presidente Dilma Rousseff rebateu nesta sexta-feira, em pronunciamento à nação, as críticas aos gastos com a Copa do Mundo e das Confederações. Segundo a presidente, o dinheiro do orçamento federal não está foi usado na construção de arenas.
“Em relação à Copa, quero esclarecer que o dinheiro do governo federal, gastos com as arenas, é fruto de financiamento que será devidamente pago pelas empresas e governos que estão explorando esses estádios”, afirmou. “Jamais permitiria que esses recursos saíssem do orçamento público federal, prejudicando setores prioritários, como saúde e educação”.
A mensagem à nação foi uma decisão de Dilma para tentar conter a onda de protestos, que vem deixando o governo perplexo. Dilma criticou os excessos e os vandalismos e pediu respeito aos espectadores dos torneios de futebol.
“O Brasil, único país que participou de todas as Copas, cinco vezes campeão mundial, sempre foi muito bem recebido em toda parte. Precisamos dar aos nossos povos irmãos a mesma acolhida generosa que recebemos deles. É assim que devemos tratar os nossos hóspedes”, disse a presidente.
“O futebol e o esporte são símbolos de paz e convivência pacífica entre os povos. O Brasil merece e vai fazer uma grande Copa”, concluiu Dilma. O pronunciamento foi gravado no início da noite desta sexta-feira, depois de uma reunião emergencial com ministros.