Governo muda sistema de transporte para próximo jogo na Arena PE
Depois de um fracasso, como foi considerado o plano de mobilidade na partida Espanha x Uruguai, o Governo do Estado intercedeu e implantou mais uma linha provisória de ônibus, que levou os torcedores da Universidade Federal de Pernambuco até a Arena Pernambuco, para a partida entre Itália e Japão, na última quarta-feira. Mas, minutos antes do início das manifestações que tomaram conta das ruas do Recife no dia de ontem e tinham a mobilidade e a Copa do Mundo como dois dos temas mais citados pelos manifestantes, o secretário Extraordinário da Copa de Pernambuco, Ricardo Leitão, anunciou que a linha da UFPE para o estádio não será mantida para a partida de despedida do torneio preparatório para o Mundial de 2014 no Estado.
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A justificativa do Governo do Estado foi a de que a expectativa de público para o confronto entre Uruguai e Taiti é de apenas 22,5 mil espectadores e a alternativa da implantação de uma linha especial de ônibus na UFPE foi também um teste para o caso de necessidade durante a Copa do Mundo, especialmente para as partidas realizadas nos dias úteis. A Secopa, no entanto, anunciou que o público estimado anunciado pelo próprio secretário extraordinário da Copa, Ricardo Leitão, para o confronto entre Itália e Japão havia sido superado em mais de 6 mil torcedores, já que era de 35 mil e ultrapassou os 41 mil pagantes.
Com o encerramento da linha provisória UFPE-Arena Pernambuco, as principais alternativas para o torcedor que comprou ingresso voltam a ser o estacionamento do Parktel (que custa R$ 40 e tem 2 mil vagas) ou utilizar o metrô até a estação de Cosme e Damião. Em qualquer uma das duas opções, o torcedor que for para o último jogo da Copa das Confederações no Estado terá de pegar um ônibus, de outra linha provisória, que sai do estacionamento ou da comunidade de Cosme e Damião e deixa as pessoas nas proximidades do estádio e depois faz o mesmo percurso no retorno.
“A experiência foi positiva e poderemos usar na Copa do Mundo. Mas para o próximo jogo não será necessário. Achamos melhor deslocar os voluntários e policiais que trabalharam nessa estrutura para mais perto da Arena Pernambuco”, considerou o secretário Ricardo Leitão, sobre a linha de ônibus implantada na UFPE. Questionado pelo Terra, ele confirmou oficialmente ainda que estará instalado nas proximidades do estádio, para o jogo entre Uruguai e Taiti, um bicicletário com 100 vagas, que terá como principal público alvo os moradores das cidades de São Lourenço da Mata, Camaragibe e da comunidade de Cosme e Damião.
Plano de mobilidade havia sido aprovado no limite O repórter do Terra, Eduardo Amorim, testou a linha UFPE-Arena Pernambuco. Saiu de restaurante no bairro da Encruzilhada pouco antes das 17h, deixou seu veículo no estacionamento da UFPE (onde perdeu cerca de 5 minutos entrevistando representante do Grande Recife sobre protesto que havia acontecido pouco antes de sua chegada), pegou ônibus e chegou à Arena Pernambuco pouco antes das 19h, tendo o veículo estacionado em frente ao Posto Gran Via, na BR-408. Depois de cruzar um vazio estacionamento de deficientes e idosos, que não vem sendo utilizado pela Fifa, pegou fila para passar pelo detector de metais e correu acompanhando grupo de quatro japoneses para chegar ao estádio com 10 minutos de atraso. Era evidente que o público total ainda não havia chegado, como também foi notada a saída de milhares de torcedores antes do fim da partida, para evitar justamente os atropelos na volta para casa.
Na saída, foi orientado pelas voluntárias a pegar o ônibus no mesmo local em que chegou. Mas decidiu ir direto para o girador sob viaduto da BR-408, onde pegou outro veículo para fazer o retorno à UFPE, descendo na universidade e seguindo de carro até sua residência em um percurso que levou cerca de quatro horas (duas de ida e mais duas de retorno).
Diante do fato do estádio ter sido construído longe de qualquer grande terminal de integração (o mais próximo será o de Cosme e Damião, que deve ser inaugurado para a Copa do Mundo e fica a 2,3 mil metros da Arena Pernambuco), o esquema de mobilidade para a partida Itália x Japão foi considerado positivo por diminuir em muito os transtornos para os cidadãos.
No entanto, ao ser questionado durante coletiva pelo fato do ônibus ter parado na BR-408, quando o previsto era fazer o retorno três quilômetros após a Arena Pernambuco para deixar os passageiros no mesmo ponto onde eles seriam pegos no retorno, o motorista do veículo da empresa MyBus, que se identificou como José Augusto da Silva, disse que a determinação de estacionar em frente ao Posto GranVia havia sido ordem do “encarregado”.
Os representantes do Governo do Estado responderam lembrando que houve cerca de 300 multas por irregularidades cometidas nas BRs durante a partida. Na BR-408, que fica em frente ao estádio, alguns estabelecimentos próximos funcionam irregularmente como estacionamento nos dias de jogos.