Em Maceió, CRB vence Athletico-PR e larga na frente pela Copa do Brasil
Gol de Anderson Leite, no segundo tempo, constituiu a vantagem mínima para os alagoanos
Com desempenho superior ao adversário no contexto geral da partida, o CRB se impôs atuando no Estádio Rei Pelé e, nesta quarta-feira, 12, bateu o Athletico-PR por 1 a 0. O compromisso valeu pelo confronto de ida pela terceira fase da Copa do Brasil.
O marcador em questão permite ao Alvirrubro empatar no duelo de volta, na Arena da Baixada, para se classificar. O jogo está agendado para ocorrer no próximo dia 25 de abril, às 21h30 (de Brasília).
GALO DA PRAIA EM CIMA
Através da imposição com posse de bola e intensa movimentação no plano ofensivo, o time alagoano ia dominando as ações ofensivas onde o goleiro Bento, na primeira etapa, precisou trabalhar. Na oportunidade mais aguda do Alvirrubro, o lateral-direito Matheus Ribeiro abriu espaço na intermediária e soltou a bomba para grande defesa do arqueiro do Athletico.
Por sua vez, o Furacão tinha bastante dificuldade de sair do sistema de marcação do CRB, tendo apenas escapadas pontuais que precisavam contar mais com individualidades do que jogadas mais trabalhadas. Foi desta forma que o passe de Vitor Roque encontrou Canobbio onde o cruzamento do uruguaio foi direto no compatriota Terans para a bola ainda desviar em Vitor Roque e entrar na meta de Diogo Silva. Todavia, o árbitro Wilton Pereira Sampaio foi acionado pelo responsáveis do VAR onde o impedimento de Canobbio foi identificado e marcado.
ENCONTROU O CAMINHO
Apesar da melhora apresentada pelo Athletico na reta final da primeira etapa, o Alvirrubro foi quem conseguiu transformar seu maior tempo de superioridade em bola na rede. Após jogada em velocidade de Copete no lado esquerdo, o avante colombiano cruzou rasteiro onde, na segunda trave, Anderson Leite (nome que entrou no intervalo) só completou para a meta vazia e fez a festa da maior parte dos torcedores no Rei Pelé.
PANORAMA DE POUCA MUDANÇA
Nem mesmo a necessidade de buscar a desvantagem contraída na capital alagoana serviu como elemento de maior inspiração, logo de cara, para o sistema de criação da equipe visitante. 'Encaixado' no sistema de marcação formatado pelo CRB, o Furacão seguia refém de jogadas individuais de Vitor Roque e escapadas pontuais dos demais integrantes de ataque. Nesse contexto, a melhor chance de empatar apareceu quando Terans encontrou espaço e bateu de fora da área em bola que passou muito perto da trave esquerda de Diogo Silva.
Depois dos 35 minutos do segundo tempo, período onde a questão física parecia pesar contra o Galo da Praia, o time da Baixada chegou a exercer certa pressão que se baseava mais na posse de bola do que, necessariamente, em chances claras de buscar a igualdade. Nesse momento, a melhor possibilidade da busca pelo empate parecia surgir já aos 50 minutos do segundo tempo quando, em campo, Wilton Pereira Sampaio marcou pênalti sobre Vitor Roque após choque com Guilherme Romão.
Porém, após aconselhamento da equipe de Árbitro de Vídeo, o árbitro do duelo anulou a marcação e o resultado permaneceu com a vitória dos mandantes em solo alagoano.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA
CRB 1 x 0 ATHLETICO-PR - TERCEIRA FASE DA COPA DO BRASIL
Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL)
Data e hora: 12/04/2023 - 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires e Tiago Gomes da Silva (ambos GO)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Cartões amarelos: Auremir, Fábio Alemão, Falcão, Matheus Ribeiro (CRB); Christian, Erick, Fernandinho, Zé Ivaldo (CAP)
Cartões vermelhos: -
Gols: Anderson Leite (10'/2°T) (1-0)
CRB (Técnico: Umberto Louzer)
Diogo Silva; Matheus Ribeiro, Fábio Alemão (Matheus Mega, aos 47'/2°T), Anderson Conceição (Gilvan, aos 16'/2°T) e Guilherme Romão; Auremir (Falcão, aos 31'/2°T), Juninho Valoura (Anderson Leite, no intervalo) e João Paulo; Mike, Anselmo Ramon e Copete (David Braw, aos 31'/2°T).
ATHLETICO-PR (Técnico: Paulo Turra)
Bento, Khellven (Madson, aos 38'/2°T), Zé Ivaldo, Thiago Heleno e Pedrinho; Erick (Hugo Moura, aos 38'/2°T), Fernandinho (Christian, aos 15'/2°T) e Terans; Canobbio (Willian, aos 15'/2°T), Vitor Roque e Cuello (Pablo, aos 25'/1°T).