São Paulo conta com retorno de Calleri para a estreia na Copa do Brasil diante do Ituano
Atacante argentino volta ao time de Ceni após mais de um mês longe dos gramados para ajudar a equipe a conseguir a 2ª vitória consecutiva e afastar de vez a crise
O São Paulo inicia a busca pelo título inédito da Copa do Brasil nesta terça-feira, no Morumbi, contra o Ituano. O time tricolor estreia direto na terceira fase pelo desempenho obtido na última edição do Brasileirão. A partida marca o retorno do atacante Jonathan Calleri ao time de Rogério Ceni. O argentino reforça o tricolor paulista depois de ficar mais de um mês longe dos gramados por causa de uma lesão no tornozelo direito.
Calleri se machucou no dia 25 de fevereiro, na derrota por 1 a 0 para o São Bernardo, pela fase de grupos do Estadual. Um exame constatou lesão nos ligamentos e, inicialmente, foi cogitado um retorno do jogador somente para o segundo semestre. O atacante evoluiu rapidamente e só não foi relacionado para o duelo com o Tigre, na última quinta-feira, pela Copa Sul-Americana, porque estava suspenso.
Contratado para disputar posição com Calleri, o centroavante Erison correspondeu diante do Tigre e marcou os gols da vitória, por 2 a 0, sobre o time argentino. O ex-Botafogo também teve o azar de se lesionar, ocorrida poucos jogos após sua chegada ao Morumbi, mas se recuperou a tempo de esquentar a briga por uma vaga no ataque tricolor. Porém, a tendência é que Calleri seja escalado como titular nesta terça.
Diante da sua torcida, o São Paulo espera vencer o Ituano não apenas para construir uma vantagem para o jogo de volta, marcado para o dia 25 de abril, mas também para amenizar a crise causada pela eliminação precoce no Paulistão. A equipe de Ceni caiu para o vice-campeão Água Santa, nos pênaltis, ainda nas quartas de final e ficou quase um mês apenas treinando antes de estrear na Sul-Americana.
O clima no Morumbi nas últimas semanas foi de tensão. Rogério Ceni entrou em rota de colisão com o elenco após cobrar Marcos Paulo na frente dos atletas, durante treinamento no CT da Barra Funda, sobre uma publicação nas redes sociais. O tom usado pelo treinador não teria agradado jogadores e a reclamação chegou à diretoria, que decidiu mesmo assim manter o ídolo no cargo.
Na última semana, cerca de 20 membros da Torcida Tricolor Independente se encontraram com jogadores e comissão técnica no centro de treinamento da equipe para uma conversa. O encontro foi alinhado com a diretoria e, segundo os dirigentes, ocorreu de maneira pacífica.
Esta será a segunda vez que o São Paulo encara o Ituano na temporada. Em janeiro, pelo Paulistão, o jogo terminou empatado sem gols no Morumbi. O lateral-direito Raí Ramos, titular da equipe do interior naquela ocasião, assinou com o tricolor paulista em março Como já disputou a Copa do Brasil pelo Ituano, ele não pode ser inscrito na competição. Gabriel Barros, um dos destaques da equipe de Itu, vai jogar a Série A pelo Internacional.
O São Paulo ainda conta com uma série de jogadores no departamento médico. Ferraresi, Galoppo, André Anderson, Igor Vinicius e Moreira seguem em tratamento. Gabriel Neves, com dores no tornozelo esquerdo, é dúvida. O zagueiro Diego Costa, recuperado de problema no joelho, retorna à equipe.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO x ITUANO
SÃO PAULO: Rafael, Alan Franco, Arboleda e Beraldo (Diego Costa); Nathan (Rafinha), Méndez, Rodrigo Nestor e Michel Araújo; David, Rato e Calleri (Erison). Técnico: Rogério Ceni.
ITUANO: Jefferson Paulino; Iury, Rafael Pereira, Claudinho e Mario Sérgio; Lucas Siqueira, Eduardo Person, Marcelo Freitas e Yann Rolim; Quirino e Vinicius Faria. Técnico: Gilmar Dal Pozzo.
JUIZ: Caio Max Augusto Vieira (RN)
HORÁRIO: 21h30.
LOCAL: Morumbi (SP)
TV: Sportv e Premiere