Copa do Mundo: Brasil pode por fim a recente freguesia para Holanda
A Laranja Mecânica merece atenção pelo seu estilo de jogo vistoso
A Copa do Mundo vai começar em 20 de novembro e sempre gera expectativa em todo o território nacional por conta de mais um título da Amarelinha. Possibilidade que não descarta a atenção dos brasileiros para os seus carrascos. No Qatar, Brasil pode por fim a recente freguesia para Holanda.
HISTÓRIA
Os holandeses nunca conquistaram a Copa do Mundo, mas encantou os fãs do futebol com seu estilo ofensivo e tudo começou no Mundial de 1974. O Carrossel Holandês, formação do técnico Rinus Michels e conhecida pelos jogadores sem posições fixas, era liderado por Cruyff.
A Holanda foi avassaladora na primeira fase, na sequência terminou como líder do Grupo 1 e antes de ir à final contra Alemanha bateu o Brasil por 2 a 0. Neeskens e Cruyff marcaram os gols e mandaram os brasileiros para disputa do terceiro lugar, que também perderam para Polônia por 1 a 0.
Essa seleção dos países baixos da Europa amargou o vice em 1974 com a derrota de 2 a 1 para Alemanha, país anfitrião desse Mundial. Time que ficou próximo da consagração e não deixou de ser reconhecido pelo futebol envolvente.
RECUPERAÇÕES
20 anos depois, isto é, em 1994 o Brasil foi quem despachou os holandeses nas quartas de final da Copa do Mundo nos Estados Unidos com show de Bebeto, Romário e Branco. A história todos conhecem e não precisa de detalhes.
Quatros anos depois, ou seja, em 1998, Brasil e Holanda se enfrentaram na semifinal da Copa da França. No lado brasileiro, Ronaldo desfrutava do prestígio de melhor do mundo junto com Roberto Carlos e Rivaldo. Os europeus apostavam em Bergkamp, Kluivert, Seedorf e cia. O tempo regulamentar terminou em 1 a 1 e nos pênaltis brilhou o goleiro Taffarel, que influenciou no 4 a 2 a favor do Brasil.
LAMBANÇAS
O equilíbrio não prevaleceu depois dessa "batalha" em Marselha e no ano de 2010 a Holanda deu o "troco" ao Brasil nas quartas de final da Copa da África do Sul. Robinho abriu o placar logo na primeira etapa e esse ritmo não consolidou no segundo tempo. As falhas de Júlio César contribuíram para virada holandesa com dois gols de Sneijder. Essa eliminação também "decretou" o fim da "Era Dunga" no comando da Seleção Brasileira.
RESSACA DO 7 X 1
Ambas as equipes se encontraram logo na sequência em 2014 para disputa do terceiro lugar. Visivelmente abalado pela derrota de 7 a 1 para Alemanha na semifinal, o Brasil pouco produziu e amargou a derrota de 3 a 0 para Holanda no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.
POSSIBILIDADE
A Laranja pode encontrar com o Brasil perto do fim desta Copa do Qatar e mesmo assim merece atenção. É o tipo de time que costuma ser a "pedra do sapato" dos
brasileiros, haja visto esse histórico acusado anteriormente.