Fifa inicia turnê de taça da Copa do Mundo, que passará pelo Brasil em outubro
Campeão mundial em 2002, brasileiro Gilberto Silva participa do evento de lançamento do tour. Brasil será um dos únicos países que receberá a taça em mais de uma cidade
A menos de 100 dias para o começo da Copa do Mundo de 2022, a Fifa iniciou nesta quarta-feira a turnê do troféu do torneio. A taça passará pelos 32 países que disputarão o Mundial pela primeira vez na história e chegará ao Qatar poucos dias antes da estreia.
Diferentemente do que aconteceu em 2018, quando não passou pelo Brasil, o troféu visitará Rio de Janeiro e São Paulo entre os dias 21 e 23 de outubro. Depois de sair de Zurique, sede da Fifa na Suíça, a taça começou o tour em Seul, na Coreia do Sul, e o brasileiro Gilberto Silve esteve presente.
- Ao visitar, pela primeira vez, todas os países que se classificaram para a Copa do Mundo da Fifa, o impulso do tour do troféu continuará crescendo, dando aos torcedores de todas as idades um gostinho da emoção que está por vir. Esperamos que eles se juntem nós no Qatar no final deste ano para a celebração final do belo jogo - disse Colin Smith, diretor de operações da Fifa.
Além do Brasil, que receberá o troféu em duas cidades, apenas mais dois países verão o troféu em mais de uma sede: Estados Unidos e México. Os locais estadunidenses que receberão a taça serão Nova Iorque, Dallas e Los Angeles. Monterrey, Cidade do México e Guadalajara terão a chance de ver em solo mexicano.
O primeiro jogo do Mundial será no dia 20 de novembro, entre Qatar e Equador, no Estádio Al Bayt. A bola rola às 13h (de Brasília).