Há 62 anos, Corinthians enfrentou a Seleção em amistoso que quase tirou Pelé da Copa
Um dos maiores e mais tradicionais clubes do país, o Corinthians é também uma das poucas equipes que já tiveram o privilégio de enfrentar a Seleção Brasileira. Há exatos 62 anos, o Timão encarou o selecionado do Brasil, que viria a conquistar a primeira de nossas cinco Copas do Mundo.
No dia 21 de maio de 1958, a Seleção enfrentou o Corinthians em um amistoso preparatório que teve um roteiro recheado. Naquela década, o Timão já era uma grande potência do país, e inclusive havia feito uma excursão vitoriosa pela Europa. Ainda assim, o Alvinegro não teve chances contra a equipe adversária recheada de craques e acabou goleado por 5 a 0.
Era apenas um amistoso de preparação, mas a torcida corintiana que ocupava as arquibancadas do Pacaembu não encarou de maneira tranquila. A Fiel, que chegou a vaiar a Seleção, cobrava a convocação do ídolo Luizinho. O problema é que o concorrente do "Pequeno Polegar" era ninguém menos do que Pelé, que aos 17 anos já era uma joia bruta.
O Rei, inclusive, quase teve o sonho da Copa encerrado por conta deste amistoso. Quando a bola rolou, o defensor corintiano Ari Clemente deu entrada dura em Pelé, que teve que sair do jogo. Depois de constatada uma lesão séria, o ídolo do futebol brasileiro correu o risco de ser cortado da convocação, mas o técnico Vicente Feola manteve o jogador na Seleção.
Pelé ficou de fora dos dois primeiros jogos da Copa na Suécia por conta da lesão e só conseguiu atuar a partir da terceira partida, sendo decisivo durante o restante da campanha do primeiro título mundial da Seleção.
Aquela partida amistosa ainda teve um gostinho especial para Garrincha, que marcou seus primeiros dois gols pela Amarelinha. Pepe (duas vezes) e Mazola fecharam a goleada da Seleção sobre o Timão.