Ídolo argentino e vice-campeão mundial, Mascherano projeta Copa: 'Torcedores se divertirão muito'
Ex-capitão argentino acredita que torneio compacto vai impulsionar performances
O ex-capitão argentino Javier Mascherano está cheio de expectativas para a Copa do Mundo do Qatar e ansioso para ver como a natureza compacta do torneio aumentará as performances em campo.
Aos 38 anos, o ex-meio-campista atuou em quatro Copas do Mundo pela Albiceleste, incluindo uma ida para a final em 2014. No total, ele disputou 147 partidas pelo seu país e marcou três gols.
Com o Qatar 2022 no horizonte, o Embaixador da Copa do Mundo deu sua opinião sobre o torneio deste ano, que começará no Al Bayt Stadium no dia 20 de novembro, quando o estádio sediará o duelo entre Qatar e Equador.
A maior distância entre os estádios é de apenas 75km no Qatar. Como a natureza compacta beneficiará os jogadores e torcedores durante a Copa do Mundo?
Torna as coisas mais fáceis do ponto de vista logístico. Os fãs poderão assistir a mais de um jogo por dia e os jogadores não precisarão viajar de cidade em cidade. Eles estarão em um lugar durante todo o torneio - facilitando o foco no treinamento e na recuperação. É muito positivo para os jogadores.
Como o calendário da Copa do Mundo deste ano - de 20 de novembro a 18 de dezembro - ajudará os jogadores?
Muitos dos jogadores chegarão mais frescos, pois eles só estarão no meio de sua temporadas nos clubes. Veremos os jogadores em um nível diferente de energia em comparação com os torneios anteriores. Espero que os atletas possam atuar em um nível mais alto, o que será emocionante para os fãs.
Você jogou na África do Sul 2010 - o primeiro torneio na África. Qatar 2022 é a primeira Copa do Mundo do Oriente Médio e do mundo árabe. Quão importante isso será para a região?
O futebol é o esporte mais popular do mundo. Pertence a todos. É ótimo que o Oriente Médio sediará sua primeira Copa do Mundo. É importante dar a novos países a oportunidade de sediar esse tipo de evento.
O que os fãs argentinos podem esperar quando chegarem ao Qatar?
Qatar é um país que convida você a vir e ter um tempo muito bacana. É muito seguro e o clima será fantástico em novembro e dezembro. É uma grande oportunidade para os fãs argentinos aprenderem sobre a história e a cultura deste país e região.
Você jogou em quatro Copas do Mundo, o que o torneio significa para você?
A Copa do Mundo é sempre especial. Para um jogador de futebol, é o auge. Algumas das minhas melhores lembranças envolvem jogar pela Argentina.
A Argentina garantiu sua vaga para o Qatar em novembro do ano passado. Com um elenco tão talentoso de jogadores, quais são suas esperanças para a Albiceleste nesta Copa do Mundo?
Temos uma equipe muito competitiva e vencer a Copa América do ano passado foi uma conquista muito importante. Estou confiante de que podemos causar impacto nesta Copa do Mundo.
Entre as outras classificadas da América do Sul, quais equipes você acha que causarão impacto no Qatar?
O Brasil é sempre um dos favoritos devido a sua história. Eles têm uma equipe muito competitiva. O Uruguai é um time a temer e o Equador tem se saído muito bem recentemente. Espero que todas as quatro seleções da América do Sul se saiam bem no Qatar.
Quais são seus pensamentos sobre a nação anfitriã e seus preparativos para esta Copa do Mundo?
O Qatar se saiu muito bem nos últimos anos e isso se refletiu quando eles ganharam a Copa da Ásia. Eles jogaram em torneios como a Copa América e mostraram que são um bom time. A Copa do Mundo é um grande desafio e eles precisarão mostrar todo o trabalho duro que fizeram para se prepararem para esta competição.
O que você acha do poder do futebol para unir as pessoas?
O futebol é uma ferramenta cultural que nos une, independentemente de sua religião ou cultura. É um esporte muito inclusivo e uma saída para unir o mundo, o que é mais importante do que nunca com o estado atual das coisas ao redor do mundo.