Atletas da Espanha se unem para protestar contra Luis Rubiales
As falas do presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, pegou mal entre os jogadores. Nomes como o goleiro De Gea, a atacante Putellas e o ex-goleiro Casillas criticaram o dirigente após o mesmo fazer declarações polêmicas durante uma Assembleia Geral Extraordinária. Nela o mandatário contrariou a todos e disse que não vai renunciar ao cargo.
A atual melhor jogadora do mundo, a atacante Alexis Putellas se mostrou indignada com a situação. Nas redes sociais, a campeã do mundo mostrou sua revolta e prestou solidariedade a companheira de equipe, Hermoso, que recebeu um beijo de Rubiales, sem o seu consentimento, durante a premiação na final da Copa do Mundo.
"Isso é inaceitável. Acabou. Contigo, companheira Jenni Hermoso".
Esto es inaceptable. Se acabó. Contigo compañera @Jennihermoso
— Alexia Putellas (@alexiaputellas) August 25, 2023
Além disso, o capitão do Barcelona, Sergi Roberto e o goleiro De Gea também utilizaram as redes sociais para criticar o presidente. O ex-goleiro do Real Madrid e também campeão do Mundo, Iker Casillas, também se mostrou indignado com a situação.
Estem amb vosaltres!
¡Estamos con vosotras! https://t.co/qS42MptRAg
— Sergi Roberto (@SergiRoberto10) August 25, 2023
Tendríamos que estar estos 5 días hablando de nuestras chicas! De la alegría que nos dieron a todos! De presumir de un título que no teníamos en el fútbol femenino pero…
— Iker Casillas (@IkerCasillas) August 25, 2023
Me sangran los oídos 🎪🎭
— David de Gea (@D_DeGea) August 25, 2023
Por fim, o atacante do Real Bétis, Borja Iglesias, foi mais além. O jogador disse que não vai aceitar ser convocado para a Seleção Espanhola, enquanto Rubiales estiver no comando. O atleta acabou convocado recentemente para defender a Fúria.
Vestir la camiseta de la Selección Española es de lo más grande que me ha pasado en mi carrera. No sé si en algún momento volveré a ser una opción, pero he tomado la decisión de no volver a la Selección hasta que las cosas cambien y este tipo de actos no queden impunes.
— Borja Iglesias (@BorjaIglesias9) August 25, 2023
Barcelona também vai contra Rubiales
Em nota, o Barcelona se posicionou firmemente, como instituição, indo contra as falas de Luis Rubiales na Assembleia. O clube considera "totalmente impróprio e inapropriado o comportamento do presidente da RFEF" durante a celebração pelo título da Espanha na Copa do Mundo Feminina. Além disso, o time catalão se mostrou solidário a apoiar as jogadoras.
🚨 COMUNICADO OFICIAL
Após a Assembleia Extraordinária da RFEF realizada nesta sexta-feira, parece que as explicações dadas pelo presidente da Federação, Sr. Rubiales, foram suficientes para os membros presentes da Assembleia, que tinham a autoridade para ratificá-lo no cargo.… pic.twitter.com/lgfEUUwtzg
— FC Barcelona (@fcbarcelona_br) August 25, 2023
Aliás, Rubiales também recebeu críticas do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, e ocorreram diversos pedidos de renúncia. Entre eles: pela vice-presidente em funções do governo espanhol, Yolanda Díaz, pela Associação de Jogadores de Futebol Espanhóis (AFE) e pela Federação de acionistas e sócios do futebol espanhol (FASFE).
O atual presidente da federação espanhola acabou sendo denunciado por violência sexual. A denúncia destaca que há um protocolo da própria federação espanhola que classifica um "beijo à força" como um "comportamento relacionado com a violência sexual". Além disso, o documento afirma ainda que este tipo de ação é "uma conduta inaceitável que levará a consequências imediatas".
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.