Brasil busca vitória inédita contra a França por vaga antecipada na Copa
Algoz em 2019, seleção europeia defende tabu de 11 jogos
O Brasil encerrou a preparação para a partida contra a França neste sábado, 29, pela segunda rodada do grupo F. Uma vitória pode garantir as comandadas de Pia Sundhage nas oitavas de final do torneio com uma rodada de antecedência. Em caso de empate, a decisão fica para a última rodada da fase de grupos no duelo contra a Jamaica.
A vitória na estreia com goleada por 4 a 0 diante do Panamá, e o empate em 0 a 0 entre França e Jamaica, deixaram a classificação brasileira bem encaminhada.
Líder do grupo com três pontos, o Brasil vê França e Jamaica empatadas no grupo, com um ponto e vivas no torneio, enquanto o Panamá com zero, precisa pontuar para não se despedir antecipadamente do Mundial.
As brasileiras pegam uma adversária pressionada, que decepcionou na estreia, necessitando de uma vitória para sonhar com a classificação. Dúvida para a partida, a zagueira Wendie Renard deve ficar à disposição para o jogo.
O empate deixa o Brasil encaminhado à próxima fase, mas com a posição no grupo em aberto, já que a Jamaica pode somar quatro pontos, caso vença o Panamá. Se perder, o Brasil é ultrapassado pela França, e vai precisar vencer a Jamaica e fazer saldo de gols para avançar no torneio.
As seleções se encontraram nas oitavas de final da Copa de 2019, com triunfo francês. No tempo normal o jogo terminou em 1 a 1, mas na prorrogação, Amandine Henry fez o gol da vitória, que eliminou a seleção brasileira.
Sempre há uma história em confrontos. Quanto mais você joga contra um time como a França, mais você fica perto da vitória. Tento comparar 2019 com agora e está muito diferente. Ganharam confiança, falam que é possível. Esse é o momento para jogar um grande futebol e ganhar o jogo”, falou a sueca, durante a última coletiva.
A zagueira Lauren tinha apenas 16 anos na última Copa do Mundo, e chega para a sua primeira disputa de Mundial. Sobre o estudo feito das adversárias, a defensora pregou respeito e conhecimento ao estilo francês de jogo, mas valorizou a consistência tática brasileira, desenvolvida nos últimos anos.
“A França é uma equipe muito forte, uma das tops do mundo, mas a nossa equipe também é uma equipe fortíssima. É o principal confronto do nosso grupo, e temos totais condições de reverter o histórico em relação à França [as equipes já se enfrentaram em duas oportunidades em mundiais, com uma vitória das francesas e um empate]. Então, vai ser um jogo muito duro, que vai ser resolvido nos detalhes ofensivos e defensivos, mas temos totais condições de fazer um grande jogo e sair com a vitória”, disse a jogadora, anunciada recentemente pelo Kansas City, dos EUA.
Último treino antes do jogo contra a França ✅
Bom dia, Brasil! Sextou e amanhã tem #SeleçãoFeminina em campo! 🇧🇷
📸 Thais Magalhães/CBF pic.twitter.com/Mzuxr4Eh27
— Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) July 28, 2023
Brasil e França entram em campo neste sábado no Brisbane Stadium, às 7h de Brasília. Na sequência, Panamá e Jamaica se encontram às 9h30 da manhã, pela segunda rodada do grupo F da Copa do Mundo.
Retrospecto contra a França:
França 1 x 1 Brasil - Copa do Mundo de 2003
França 2 x 2 Brasil - Amistoso de 2013
França 1 x 1 Brasil - Amistoso de 2013
França 0 x 0 Brasil - Amistoso de 2014
Brasil 0 x 2 França - Amistoso de 2014
França 2 x 1 Brasil - Amistoso de 2015
França 1 x 1 Brasil - Amistoso de 2016
França 3 x 1 Brasil - Amistoso de 2018
França 2 x 1 Brasil - Copa do Mundo de 2019
França 1 x 0 Brasil - Torneio Internacional da França de 2020
França 2 x 1 Brasil - Torneio Internacional da França de 2022