Copa 2023: Primeiro-ministro da Austrália sugere feriado em caso de título
Essa é a melhor campanha da história das Matildas, que chegam pela primeira vez nas semifinais
O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, sugeriu feriado nacional caso a Seleção australiana vença a Copa do Mundo Feminina.
Albanese afirma que os australianos devem ser recompensados caso um dos países sede ganhem o título. A Nova Zelândia, que também recebe o torneio, foi eliminada na fase de grupos.
Em entrevista à ABC Sydney, afirmou: "Se a Austrália vencer a semifinal e a final da Copa do Mundo, então, sim, vamos buscar um feriado público. Não apenas para comemorar a vitória, mas também para ter uma grande celebração cívica e permitir que as Matildas comemorem com o povo de Sydney", acrescentou.
Caso o feriado seja aprovado, Chris Minns, primeiro-ministro de Nova Gales do Sul, Estado ao leste da Austrália, alerta que o evento deverá ser marcado para datas futuras e não exatamente no dia seguinte à possível conquista.
"Seria dentro de uma semana, não no dia seguinte, até porque a decisão da Copa do Mundo será no domingo. Você tem que escrever no Diário oficial, leva sete dias, há regras bastante rígidas para feriados", explicou.
Uma reunião acontecerá no final desta semana para determinar se o feriado nacional sairá do papel ou não, pois nem todos os líderes políticos concordam com a ideia.
A Austrália joga a semifinal contra a Inglaterra na próxima quarta-feira, 16, às 7h. A equipe faz sua melhor campanha neste Mundial. É a primeira vez que as Matildas chegam às semifinais, até então, o melhor resultado eram as quartas.