Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Copa Feminina

Copa Feminina: craque da Colômbia quase largou o futebol por causa de câncer

Linda Caicedo precisou realizar uma cirurgia para retirar o tumor e enfrentar seis ciclos de quimioterapia por três meses

25 jul 2023 - 00h44
(atualizado às 00h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reuters

Uma das principais promessas do futebol feminino, Linda Caicedo, atacante de Colômbia na Copa Feminina, passou por um câncer no ovários aos 15 anos, em 2020, e teve que pausar a carreira, ainda nas categorias de base do América de Cali, para fazer o tratamento. 

Aos 14 anos, ela iniciou sua trajetória no futebol profissional como atacante no time colombiano, sendo artilheira da Liga Colombiana com sete gols em sete partidas.

"Naquele momento, eu não achei que fosse possível jogar profissionalmente de novo por causa de todos os tratamentos e cirurgias que eu tinha de enfrentar", disse Caicedo à Fifa.

Contratada pelo Deportivo Cali em pouco tempo, Linda precisou realizar uma cirurgia para retirar o tumor e enfrentar seis ciclos de quimioterapia por três meses durante a pandemia de Covid-19.

Ela voltou para os gramados no fim de 2020, mantendo a doença em segredo e treinando usando uma peruca, com a história vindo à tona pouco tempo depois. 

No ano seguinte, Linda conquistou o seu segundo título da Liga Colombiana e participou da Libertadores Feminina. Em 2022, tudo começou a mudar na trajetória profissional. Na ocasião, ela disputou três mundiais pela seleção: a Copa América Feminina, a Copa do Mundo Feminina Sub-20 e a Copa do Mundo Feminina Sub-17, sendo destaques em todas. 

Em fevereiro de 2023, seu desempenho chamou a atenção do Real Madrid, que concluiu a sua contratação. Com 10 partidas pelo time espanhol, ela marcou quatro gols.

Linda fez sua estreia e marcou gol na vitória da Colômbia sobre a Coreia do Sul. Se o Brasil passar em primeiro e as colombianas em segundo, as equipes se enfrentam no dia 8 de agosto, pelas oitavas de final. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade