“Esperamos fazer a Austrália passar pelo mesmo que nós em 2019”, afirma técnico da França, Hervé Renard
No último Mundial, a equipe europeia foi eliminada nas quartas de final sendo a anfitriã do torneio
França e Austrália se enfrentam no próximo sábado, 12, às 4h, pelas quartas de final da Copa do Mundo Feminina. A equipe francesa tem a difícil tarefa de jogar contra as donas da casa.
Sobre o duelo, o técnico francês Hervé Renard, disse “saber exatamente onde está se metendo”, e alertou a Austrália sobre o que pode acontecer: “Ser anfitrião, sabemos que pode ser bom ou ruim. Foi isso que a seleção francesa passou em 2019. Pode ser extremamente decepcionante, como foi para a França quando foi eliminada”.
Há quatro anos, as Les Bleues foram eliminadas pelos Estados Unidos, por 2 a 1, nas quartas de final diante de 45 mil torcedores franceses em Paris. Diante desse histórico, Renard afirma: “Esperamos fazer a Austrália passar exatamente pelo que a França passou quando foi o país-sede em 2019”.
As equipes se enfrentaram há menos de um mês, dia 14 de julho, em um amistoso pré-copa. As matildas venceram o jogo por 1 a 0. Renard disse que na época, as atletas não estavam 100% por causa da viagem e do fuso-horário. Para o jogo das quartas, ele afirma que a equipe estará além dos 100%.
"A mentalidade é diferente para as quartas. Viemos com grande ambição e, se viermos com grande ambição, precisamos ser capazes de derrotar os melhores times. Não há nada a temer aqui, mas respeitaremos a Austrália porque a Austrália tem muitas qualidades."
Austrália em Copas do Mundo
A Austrália é uma das principais surpresas desta Copa do Mundo. A equipe passou em segundo lugar do Grupo D, venceu a Dinamarca por 2 a 0 nas oitavas, e avançou para as quartas.
A equipe se tornou uma das favoritas pelo bom desempenho, por ter atletas de destaque, como Sam Kerr e Mary Fowler, e pelo forte apoio que recebe da torcida. Os apoiadores das Matilda estão quebrando recordes, no último jogo da equipe, contra a Dinamarca, mais de 75 mil espectadores foram apoiar o time no estádio, o maior público de uma Copa do Mundo Feminina.
Esta é a quarta vez que a equipe australiana chega às quartas, mas é a primeira como favorita. Veja o retrospecto:
- 1995: A primeira copa disputada pela seleção feminina da Austrália. O time ficou em último lugar do Grupo C, sem vencer nenhum jogo. Caiu na primeira fase e ficou em último lugar, como 12º colocada.
- 1999: Teve um desempenho melhor neste ano, mas mesmo assim, ficou em terceiro lugar no Grupo D, de fora na primeira fase. Das dezesseis seleções, ficou em 11º lugar.
- 2003: A equipe foi novamente eliminada na fase de grupos. Último lugar do grupo D, com apenas um empate, foi a 13ª colocada.
- 2007: Conseguiu passar da primeira fase, em segundo lugar, no Grupo C. Porém, nas quartas, perdeu para o Brasil. Nessa época, a competição não contava com jogos de oitavas, apenas 16 equipes participavam e iam direto para as quartas.
- 2011: Passou em segundo lugar do Grupo D, e caiu nas quartas de final para a Suécia.
- 2015: Segunda colocada no Grupo D, passou pelas oitavas, pela primeira vez a competição contou com essa fase, com 24 equipes participando e caiu nas quartas para o Japão.
- 2019: No último mundial, passou em segundo lugar grupo C e caiu nas oitavas, nos pênaltis para Noruega, mas teve Sam Kerr como uma das artilheiras, com cinco gols.