Técnica do Brasil feminino vai à comunidade e visita projetos sociais
Nesta terça-feira, a treinadora da Seleção Brasileira feminina, Pia Sundhage, visitou a comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro. No local, a sueca conheceu o Projeto Acorda Capoeira e revisitou a ONG Mão do Bem.
O Acorda Capoeira é um dos projetos mais antigos da comunidade e existe há 21 anos. O local acolhe cerca de 200 crianças e adolescentes moradores da região. O objetivo da organização, comandada pelo Mestre Manel, é oferecer entretenimento e conhecimento para fugir dos perigos da sociedade.
"O Acorda Capoeira tem essa importância aqui dentro da comunidade da Rocinha, que é puxar esses jovens para a arte e a cultura para que tenham essa oportunidade e outra perspectiva. Então, a capoeira e as artes têm essa função para abrir a mente do jovem para o mundo lá fora", conta Sushi, um dos fundadores do projeto.
Com a presença da comandante, os alunos fizeram uma apresentação. "É uma emoção muito grande, estou feliz e animadaço de ter a treinadora da Seleção Brasileira aqui. É surreal, não dá pra explicar", exalta Jacaré, aluno do Projeto Acorda Capoeira.
Na sequência, Pia seguiu para a ONG Mão do Bem, apresentada para ela por meio da compatriota e amiga, Sofia Sudén. Criada em 2019, o projeto proporciona rodas de conversas e cursos de inglês e espanhol. No local, a técnica compartilhou um pouco da sua experiência no futebol. Além da palestra, a comandante representou a CBF na doação de 60 cestas básicas.
O foco da Seleção Brasileira feminina é a disputa da Copa do Mundo. O torneio terá o seu pontapé inicial daqui a 36 dias.