Maracanã? Mineirão? Maior público pós-Copa é do Castelão
A Copa do Mundo foi um sucesso de público e crítica, mas já acabou faz quase um ano. O futebol brasileiro voltou à sua realidade de estádios quase nunca lotados, mas esta quarta-feira protagonizou algo histórico: a torcida do Ceará deixou a Arena Castelão “abarrotada” na partida contra o Bahia, pela final da Copa do Nordeste, e estabeleceu o novo recorde de público no Brasil depois do Mundial de 2014.
Simplesmente 63.903 pessoas (lotação máxima do Castelão) compareceram ao maior estádio do Ceará para assistir à vitória do time alvinegro por 2 a 1. O inédito título regional foi presenciado por 63.399 pagantes. Para conseguir estabelecer a nova marca, a diretoria do Ceará precisou convencer a Polícia Militar a reduzir o bloqueio de segurança entre as duas torcidas nas arquibancadas. A medida, praxe todo País, evita que grandes estádios estejam completamente lotados em jogos importantes.
E a quebra de recorde do Ceará teve um gostinho especial para os torcedores.Isto porque a marca anterior pertencia ao Fortaleza, maior rival alvinegro. A equipe tricolor havia jogado para 63.254 pessoas diante do Macaé, em outubro de 2014, pelas quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro. O recorde de maior público do Brasil após a Copa só foi quebrado nesta quarta-feira. Justamente pelo Ceará.
Contando apenas as partidas realizadas em 2015, o melhor público total de um duelo no Brasil havia ocorrido em Flamengo x Vasco, pela 11ª rodada do Campeonato Carioca, em 22 de março. Na ocasião, 56.020 pessoas viram a vitória rubro-negra por 2 a 1 sobre o maior rival. Já o recorde de pessoas que pagaram para ir a um estádio pertencia a Atético-MG x Caldense, no último domingo, pela semifinal do Campeonato Mineiro: 53.722 torcedores colocaram a mão no bolso para ir ao Mineirão.