Federações querem segunda divisão para a Copa do Nordeste
O sucesso das últimas edições da Copa do Nordeste levou federações estaduais da região a propor à CBF a criação de uma segunda divisão do torneio, que é disputado entre os meses de fevereiro e abril. A proposta inicial partiu do presidente da entidade que comanda o futebol em Sergipe, José Carivaldo.
No modelo atual, 20 equipes mais bem classificadas entre os nove estados nordestinos têm vaga assegurada na Copa - os campeões e vices de cada Estadual. Pernambuco e Bahia são contemplados com uma terceira indicação, em razão do ranking nacional de suas federações.
A proposta foi encaminhada ao vice-presidente da CBF para o Nordeste, Gustavo Dantas Feijó. "Em nome da CBF, ele ficou de estudar a questão e já se mostrou muito simpático à idéia", disse Carivaldo. O dirigente defende um modelo idêntico para a eventual Série B da Copa do Nordeste e afirma contar com o apoio dos demais dirigentes de entidades da região.
"Passaria a englobar os terceiros e quartos colocados dos Estaduais, com uma vaga adicional à Bahia e Pernambuco. Então teriamos 20 clubes, que poderiam receber uma fatia do que é pago aos outros pelos direitos de transmissão", declarou Carivaldo. Desde 2014, a Copa do Nordeste garante ao campeão a presença na Copa Sul-Americana.