PUBLICIDADE

Copa Sul-Americana

Com São Paulo e Santos, Sul-Americana de 2023 terá mudanças no formato de disputa

19 dez 2022 - 23h37
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta segunda-feira, a Conmebol anunciou mudanças no formato da Sul-Americana. As alterações envolvem menos jogos na fase inicial mas uma nova etapa no mata-mata, disputada antes das oitavas de final. O número total de partidas seguirá igual.

Foto: ( Divulgação) / Gazeta Esportiva

De acordo com a entidade, a proposta visa "elevar ainda mais a qualidade da competição". Os brasileiros classificados para a Sul-Americana são: São Paulo, Santos, Botafogo, América-MG, Goiás e Red Bull Bragantino. Todos já possuem vaga direta na fase de grupos.

Primeira fase reduzida

Na última edição do torneio, a primeira fase contou com 32 equipes, formando quartetos de bolivianos, chilenos, colombianos, equatorianos, paraguaios, peruanos, uruguaios e venezuelanos.

Em sorteio, esses times realizavam duelos entre conterrâneos com jogos de ida e volta para definir dois classificados por país para a fase de grupos, na qual outros 16 clubes (seis argentinos, seis brasileiros e quatro vindos da Pré-Libertadores) já estavam garantidos diretamente.

Agora, a primeira fase manterá esse mesmo molde, mas será mais curta, pois os confrontos serão definidos em partida única, sem ida e volta. A mudança poupará 16 jogos no calendário da competição.

Fase "extra"

Mesmo com a redução de calendário na primeira etapa da Sul-Americana, o número total de jogos será mantido, pois a Conmebol instituiu uma nova rodada de partidas após a fase de grupos e antes das oitavas de final.

No modelo usado na última edição, apenas os líderes dos grupos avançavam para as oitavas de final da Sul-Americana, onde enfrentavam os terceiros colocados dos grupos da Libertadores.

Com a mudança, os oito vice-líderes dos grupos da Sul-Americana seguirão vivos no torneio e participarão de uma rodada preliminar às oitavas, na qual enfrentarão os terceiros colocados da Libertadores em busca de uma vaga nas oitavas.

Os duelos desta fase nova do torneio serão definidos pelo desempenho das equipes na fase de grupos, com o melhor segundo colocado enfrentando o pior terceiro e assim por diante.

Classificados

A Conmebol já tem os primeiros classificados para a Sul-Americana. Com exceção dos argentinos e dos brasileiros, que possuem vaga direta na fase de grupos, todos os times disputarão a etapa inicial.

Ainda se juntarão à fase de grupos os quatro eliminados da última etapa da Pré-Libertadores.

Veja os classificados:

    • Argentina: Defensa y Justicia, Estudiantes, Gimnasia, Newell's Old Boys, San Lorenzo e Tigre;
    • Bolívia: Oriente Petrolero, Guabirá, Atlético Palmaflor e Blooming;
    • Brasil: América-MG, Botafogo, Bragantino, Goiás, Santos e São Paulo;
    • Chile: Audax Italiano, Palestino, Cobresal, Universidad Católica;
    • Colômbia: Tolima, Junior Barranquilla, Independiente Santa Fe e Águilas Doradas;
    • Equador: Delfín, Deportivo Cuenca, Emelec e LDU;
    • Paraguai: General Caballero, Guaraní, Sportivo Ameliano e Tacuary;
    • Peru: Binacional, César Vallejo, Cienciano e Universitario;
    • Uruguai: Danubio, Defensor, Peñarol, River Plate;
    • Venezuela: Caracas, Deportivo Táchira, Estudiantes de Mérida e Puerto Cabello.

O sorteio que define os jogos da fase preliminar será realizado nesta quarta-feira.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade