Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Corinthians x Casuals: Fifa exalta jogo e revela bastidores

10 mar 2018 - 17h06
(atualizado em 10/7/2018 às 18h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Exatos três meses após o amistoso entre Corinthians e o xará inglês Casuals, a Fifa exaltou, em seu site em inglês, o "histórico e cultural" encontro entre as duas equipes. A partida entre o time brasileiro e a equipe inglesa que inspirou o nome dos paulistas ganhou mais conotação internacional após visita do presidente do Casuals a Joseph Blatter, mandatário da Fifa que inclusive ganhou uma camisa dos dois Corinthians.

Em sua página, a Fifa lembra como o amistoso começou: na partida entre Inglaterra e Uruguai, disputada em Itaquera pela Copa do Mundo, vários corintianos foram ao estádio com a tradicional camisa rosa e marrom dos Casuals. Presidente do time inglês, Chris Watney disse que se espantou ao ver de sua casa as cores da pequena equipe local e, no dia seguinte, já recebeu uma ligação do chefe de marketing do Corinthians para marcar um amistoso.

Torcida do Corinthians prestou respeito ao Casuals, que deu origem ao nome do time paulista
Torcida do Corinthians prestou respeito ao Casuals, que deu origem ao nome do time paulista
Foto: Rodrigo Gazzanel / Futura Press

A entidade que rege o futebol mundial relatou em seu texto o início do "gigante time brasileiro", quando uma excursão dos ingleses em 1910 resultou no nome dado pelos cinco operários de São Paulo. Ainda cita o que girou em torno da partida: os Casuals, equipe amadora da sétima divisão, se apresentaram diante de 30 mil pessoas para relembrar um jogo que deveria ser disputado em 1914, mas que foi cancelado por causa da 1ª Guerra Mundial.

O presidente inglês, por sua vez, recorda que uma pesquisa em site de fãs sobre quem deveria participar do primeiro jogo na Arena Corinthians mostrou o time da Inglaterra com 61% da preferência, a frente de Real Madrid, Barcelona e Chelsea. "Neste ponto, vimos que tinha um interesse real de fãs na partida", disse ao site da Fifa.

A visita, contudo, não se resumiu apenas ao jogo. A Fifa lembra que, na semana em que os Casuals estiveram no Brasil, a equipe inglesa quis repetir o trabalho de caridade feito pelo Corinthian FC na visita original no início do século anterior. E uma história em especial se destacou.

Em passagem pelo Brasil em setembro, o presidente Watmey conheceu uma criança chamada Vanderson, que havia sido atropelada e que sofreu com uma espécie de câncer na espinha. O mandatário deu para o garoto uma camisa do Corinthian-Casuals autografada por jogadores ingleses e por lendas do Corinthians. Ao voltar paro o Brasil, descobriu que a criança leiloou a camisa e, com o dinheiro, conseguiu pagar todo o tratamento. "Nós ficamos estupefatos", relatou.

Veja os gols de Corinthians 3 x 0 Corinthian-Casuals:

A partida em si, obviamente, também foi mencionada. Watney lembra que ele e os jogadores foram para o Centro de Treinamento corintiano antes do jogo passar um tempo com os atletas do time brasileiro. Na visita, constava nos planos uma palestra do presidente inglês sobre a importância histórica do jogo. Ao entrar em uma sala, viu os jogadores corintianos em roda observando um projetor com táticas e os principais jogadores adversários. "Tinha uma atmosfera muito séria ali, era o último amistoso antes da estreia na Libertadores e havia muita pressão", relembrou.

Lembra do Vanderson? Pois é, a criança apareceu pouco antes do jogo em uma cadeira de rodas para agradecer os ingleses. A homenagem à lenda Sócrates, o hino nacional dos dois lados e os cinco minutos históricos jogados por Jamie Bryatt, atacante inglês, pelo Corinthians Paulista também foram relembrados. E mais: a Fifa exaltou que os jogadores amadores sobreviveram por 78 minutos sem tomar gol, antes dos brasileiros “duas vezes campeões mundiais” fazerem 3 a 0.  

Emerson foi mais uma vez titular do Corinthians
Emerson foi mais uma vez titular do Corinthians
Foto: Rodrigo Gazzanel / Futura Press

Você é corintiano e sonha com um novo jogo entre os dois times? Pois isso pode acontecer. Na mesma entrevista ao site da Fifa, o presidente inglês relata que o Consulado Britânico quer que a equipe volte ao Brasil. Os jogadores do time inglês, então, morrem de saudades da maneira como foram recebidos no País - jogos do time na Inglaterra contam com média de poucas centenas de pessoas. Watney ainda realça até a possibilidade de o Corinthians brasileiro enfrentar os ingleses na Europa.

"Uma coisa é certa: o espírito original do Corinthian de caridade, fair-play e aventura continua bem vivo tanto no Brasil como em Tolworth", encerra a Fifa.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade