Em jogo fraco e com poucas emoções, Guarani e Ponte Preta ficam no 0 a 0 no dérbi
Equipe alviverde, que jogou em seu estádio, não vence o maior rival desde o Campeonato Paulista de 2012
Um jogo de transpiração, mas de pouca criatividade e emoção. É assim que pode ser resumido o dérbi 195 entre Guarani e Ponte Preta, realizado na tarde deste sábado, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, pela 34.ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Desta forma, o duelo acabou terminando empatado por 0 a 0.
Sem maiores pretensões no torneio, a Ponte Preta chegou ao sétimo jogo seguido sem vitória, mas, ao mesmo tempo, alcançou o sexto confronto de invencibilidade diante do seu maior rival. A última vitória bugrina no tradicional dérbi campineiro ocorreu no dia 24 de março de 2012, na semifinal do Campeonato Paulista.
Com 44 pontos, a Ponte está na 11.ª colocação e apenas cumprirá tabela nas quatro últimas rodadas da Série B. Enquanto isso, o Guarani é o 14.º, com 40, e ainda não se livrou do risco de rebaixamento, embora ele seja pequeno. A diferença para o Figueirense, que hoje encabeça o grupo dos últimos quatro, é de cinco pontos.
No clássico deste sábado, a primeira chance foi criada logo no primeiro minuto. A zaga bugrina saiu jogando errado e a bola sobrou para Camilo chutar rasteiro. Jefferson Paulino defendeu com segurança. A resposta do Guarani veio com Michael Douglas, que desviou fraco nas mãos de Ivan.
Aos 13 minutos, Lucas Crispim finalizou e o goleiro pontepretano fez grande defesa. Na sequência, Renato Cajá tabelou com Roger e bateu para defesa de Jefferson Paulino. Depois do jogo ficar concentrado no meio-campo, só foi surgir um lance de perigo aos 33 minutos.
Thallyson cruzou e Michael Douglas cabeceou com perigo pra fora. Na melhor oportunidade do primeiro tempo, Rondinally cabeceou e Ivan fez grande defesa. Aos 43, Arthur Rezende cobrou falta por cima da barreira e a bola passou raspando a trave.
Os dois times voltaram sem mudanças do intervalo. Logo aos seis minutos, Roger bateu de virada e Jefferson Paulino espalmou para escanteio. Apesar de ter mais posse de bola, o Guarani encontrava dificuldades para escapar da marcação pontepretana.
Não é a toa que o jogo ficou concentrado no meio-campo, sem lances de perigo para ambos os lados. Os mais de 12 mil bugrinos presentes no Brinco de Ouro da Princesa começaram a empurrar o time e o jogo ficou nervoso, com muitos erros de passe.
Aos 43 minutos, Ricardinho desarmou no meio de campo e finalizou com perigo para fora. Os jogadores bugrinos reclamaram de uma falta marcada pelo árbitro e Luiz Gustavo, que já havia sido substituído, levou o segundo amarelo e foi expulso. Depois disso, o jogo terminou sem nenhum lance de perigo.
O Guarani volta a campo na próxima quarta-feira, contra o Vila Nova, às 19h15, no Serra Dourada, em Goiânia (GO), enquanto a Ponte Preta recebe o Figueirense na terça-feira, às 20h30, no Moisés Lucarelli, em Campinas. Os jogos serão válidos pela 35.ª rodada da Série B.
FICHA TÉCNICA
GUARANI 0 X 0 PONTE PRETA
GUARANI - Jefferson Paulino; Lenon, Bruno Silva, Diego Giaretta e Thallyson; Luiz Gustavo (Ricardinho), Arthur Rezende, Rondinelly e Lucas Crispim (Renanzinho); Davó e Michel Douglas (Diego Cardoso). Técnico: Thiago Carpini.
PONTE PRETA - Ivan; Edilson, Airton (Henrique Trevisan), Renan Fonseca e Guilherme Guedes; Washington, Camilo, Lucas Mineiro (Araos) e Renato Cajá (Vico); Marquinhos e Roger. Técnico: Gilson Kleina.
ÁRBITRO - Ricardo Marques Ribeiro (MG).
CARTÕES AMARELOS - Lucas Mineiro (Ponte Preta).
CARTÃO VERMELHO - Luiz Gustavo (Guarani).
RENDA - R$ 181.150,00.
PÚBLICO - 12.607 pagantes.
LOCAL - Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP).