Entenda o que é o fair play financeiro no futebol
Descumprimento da determinação na Europa fez o Manchester City ser banido das duas próximas edições da Liga dos Campeões
O Manchester City foi banido pela Uefa das duas próximas edições da Liga dos Campeões da Europa. Além disso, o clube inglês recebeu multa de 30 milhões de euros (aproximadamente R$ 140 milhões). O motivo? Descumpriu as regras do fair play financeiro. O fair play financeiro é um mecanismo criado pela Uefa para evitar que os clubes gastem valores superiores aos que forem arrecadados em suas gestões e, consequentemente, consigam pagar suas contas em dia. Abaixo, o Estado explica as normas do fair play financeiro.
O que é fair play financeiro?
A Uefa diz que o fair play financeiro "visa a melhorar a saúde financeira global do futebol europeu, dos clubes de modo geral". Os times precisam provar que não têm dívidas em atraso em relação a outros clubes, como em negociação de atletas, que pagam em dia a folha do elenco, segurança social e autoridades fiscais. Em outras palavras, têm de provar que pagaram as contas, que gastaram menos do que arrecadaram na temporada.
Quem controla?
Para avaliar essas questões, o Comitê de Controle Financeiro dos Clubes da Uefa (CFCB) analisa as contas consolidadas de todos os clubes participantes da entidade nos últimos três anos.
Os clubes não podem apresentar balanço negativo?
Os times podem gastar até 5 milhões de euros a mais do que ganham por período de avaliação (três temporadas). Gastos em estádios, centros de treinameto, aposta na formação de jovens e no futebol feminino não estão na conta. A Uefa pretende promover o investimento nestas áreas futuramente.
Quais são as punições em caso de não cumprimento?
Se um clube descumprir o fair play financeiro, o CFCB aplicará medidas e sanções. São diversas penas que dependem da gravidade da violação. Veja as possíveis punições:
- a) advertência
- b ) repreensão
- c ) multa
- d ) dedução de pontos
- e) retenção das receitas de uma competição da Uefa
- f) proibição de inscrição de novos jogadores nas competições da Uefa
- g ) restrição ao número de jogadores que um clube pode inscrever para a participação em competições da Uefa, incluindo um limite financeiro sobre o custo total das despesas com salários dos jogadores inscritos na lista principal (A) para a participação nas competições europeias
- h ) desqualificação das competições a decorrer e/ou exclusão de futuras competições
- i) retirada de um título ou prêmio
Algum outro clube já foi banido pela Uefa?
De acordo com a própria entidade, mais de 50 times não foram aceitos na Liga dos Campeões ou na Liga Europa por descumprirem o fair play financeiro. No ano passado, por exemplo, o Milan (ITA) foi impedido de disputar a Liga Europa.
Quais os objetivos do fair play financeiro?
Em seu site, a Uefa diz que o mecanismo serve para "incentivar os clubes a prepararem o sucesso em vez de procurarem uma 'solução rápida'. Os clubes de futebol precisam de um melhor ambiente, onde investir no futuro seja a melhor solução".