Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Entenda toda a briga por direitos de TV da Libra e Liga Forte União no futebol brasileiro

No atual formato do Brasileirão, a diferença entre o clube que mais ganha com o que menos arrecada em direitos televisivos é de seis vezes

19 mar 2024 - 23h14
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Dois grupos disputam o interesse do futebol brasileiro: Libra e Liga Forte União. As principais divergências estão na divisão de verbas dos direitos de TV, conforme valores pagos para cada clube.
Foto: Divulgação/LIBRA

Libra e Liga Forte União são os dois grupos que disputam interesse do futebol brasileiro, principalmente no quesito divisão de verbas nos direitos de TV.

As duas partes tentam um acerto para unificar as propostas e criar uma ideia única, mas até o momento isso não aconteceu e conforme apurou o Terra, está cada dia mais difícil. O principal entrave para esse acordo está na divisão de receitas entre os clubes.

No atual formato do Campeonato Brasileiro, a diferença entre o clube que mais ganha com o que menos arrecada em direitos televisivos é de seis vezes. Ou seja, no fim, o Flamengo, dono da maior torcida do Braisl, poderia faturar R$ 300 milhões, enquanto o América-MG, último colocado no Brasileirão 2023, ficaria somenteo com R$ 50 milhões. Esses números foram colocados somente de exemplo.

A Libra e a Liga Forte União querem diminuir essa distância para 3,5 vezes, mas de formas distintas, e isso tem sido a divergência entre os grupos. 

Confira os 10 maiores públicos pagantes da temporada 2024 Confira os 10 maiores públicos pagantes da temporada 2024

As propostas de cada grupo

A Libra propõe atingir esse número de maneira gradual e com cinco anos de transição até alcançar o índice considerado ideal. Nesse modelo, Flamengo e Corinthians vão manter o mesmo patamar nesses cinco anos. 

Por outro lado, a Liga Forte União propõe que a distância já comece em 3,5 vezes. Veja como seriam as divisões de receita em cada uma das ligas:

Divisão Igualitária

  • Libra – 40% da receita total
  • LFU – 45% da receita total

Performance

  • Libra – 30% da receita total
  • LFU – 30% da receita total

Audiência

  • Libra – 30% da receita total
  • LFU – 25% da receita total

Divisão igualitária

Todos os clubes receberão um valor-base, que representará a maior fatia da arrecadação total. O modelo foi adotado e copiado do que já acontece na Premier League. 

Performance

A porcentagem distribuída por performance esportiva não apresenta diferença entre Libra e LFU mas existem divergências da forma que seria uma separação. 

A Libra elaborou uma tabela onde a colocação no Campeonato Brasileiro vai determinar o valor que o clube vai receber, mas a LFU quer que tudo fecha fixo. 

Audiência

Uma média proporcional ao valor do direito de cada plataforma é o modelo adotado pela LFU. Essa média gera um ranking de posições onde tem uma tabela pré-estabelecida de valor por clube. Sem tabela pré-definida, a Libra sugere uma divisão pura em audiência, o que beneficiaria, em tese, mais os grandes clubes, 

Como estão a divisão dos grupos hoje?

Liga Forte União: Fluminense, Inter, Athletico-PR, Atlético-GO, Criciúma, Cuiabá, Fortaleza, Juventude, Botafogo, Cruzeiro e Vasco

Libra: ABC, Atlético-MG, Bahia, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Paysandu, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo e Vitória.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade