Bahia e Vitória decidem Campeonato Baiano
Após seis anos de jejum, o clássico Ba-Vi definirá quem será o campeão baiano. Neste domingo, Vitória e Bahia entram em campo pelo primeiro jogo da final
Após seis anos de jejum, o clássico Ba-Vi definirá quem será o campeão baiano. Neste domingo (31), Vitória e Bahia entram em campo pelo primeiro jogo da final, às 16h (de Brasília), no Barradão, em Salvador (BA). A volta será na Arena Fonte Nova, no domingo seguinte, dia 7 de abril.
Bahia e Vitória chegam à decisão com duas campanhas praticamente idênticas, são 25 pontos acumulados entre a fase de grupos e a semifinal. São oito vitórias, duas derrotas e um empate para cada um dos rivais ao longo das 11 partidas já disputadas na competição estadual.
Atual campeão estadual, o Bahia liderou a primeira fase ao somar 19 pontos em nove rodadas, apesar de ter perdido para o rival por 3 a 2, no Barradão, em 18 de fevereiro, pela sétima rodada. Na semifinal, venceu ambos os jogos contra o Jequié, fazendo 5 a 1 no placar agregado.
Já o Vitória, que não ia à final baiana desde 2018 e conquistou o título pela última vez em 2017, foi vice-líder com 19 pontos, ficando atrás no saldo de gols (15 a nove), e bateu o Barcelona de Ilhéus duas vezes, anotando 6 a 1 no agregado das semifinais.
O Vitória vem de uma eliminação dolorida na Copa do Nordeste. Mesmo com a vitória sobre o Treze-PB na última quarta-feira (27), com o time reserva, o Leão terminou a fase de grupos do certame regional na 5ª colocação do Grupo A, com 14 pontos.
O Rubro-Negro não terá à disposição os seis reforços anunciados na última semana da janela de transferências. O zagueiro Reynaldo, os volantes Léo Naldi e Luan, os meias Pablo e Jean Mota, e o atacante Luiz Adriano chegaram depois do prazo de inscrições para o Estadual.
O meia Daniel Jr, que estava em processo de transição após se recuperar de uma lesão na virilha, chegou a participar de treinos durante a semana, mas segue como dúvida. O atacante Everaldo, machucado, está fora.
Por outro lado, o técnico Léo Condé terá a volta do atacante Iury Castilho.
Se o Vitória foi mal no Nordestão, o Bahia nem precisou levar o time principal para a última rodada da fase de grupos. Em sete jogos, o Esquadrão garantiu 18 pontos e se classificou com a melhor campanha geral.
Os desfalques confirmados do Bahia são quatro: o lateral-direito Cicinho, e os meias Sidney e Roger realizaram, neste sábado, mais uma etapa da transição física. Já o lateral-esquerdo Ryan ainda se recupera de uma lesão no tornozelo.
O atacante Everaldo, que não participou de diversos treinos ao longo da semana, é considerado dúvida. Neste sábado, ele esteve presente na atividade. O clube só divulgará a lista de relacionados para a partida deste domingo.