RJ: torcidas prometem se enfrentar durante América x Bangu
Um dos confrontos mais tradicionais do futebol brasileiro, conhecido como clássico 'Bisavô', o jogo entre América e Bangu é o único do Campeonato Carioca programado para esta quinta-feira (18). Com transmissão ao vivo pela SporTv, às 21 horas, a partida corre o risco de ser marcada pela violência, o que se opõe ao charme dos dois clubes, detentores de nove títulos estaduais. Por redes sociais, torcedores de América e Bangu prometem se enfrentar nos arredores do Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita, na Baixada Fluminense.
As duas torcidas são recorrentes em brigas quando o clássico é disputado. Foi assim em 2011 e 2014, nas duas últimas vezes em que se cruzaram. Isso tem sido causado porque ambas recebem o reforço de organizadas dos quatro clubes mais populares do Rio. Então, o que muitas vezes prevalece é a rivalidade entre flamenguistas, vascaínos e torcedores do Fluminense e do Botafogo. Para esta quinta, um dos locais escolhidos para o enfrentamento é a estação de trem de Mesquita.
O Gepe (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios) recebeu essas denúncias e estará atento à movimentação das torcidas.
“Temos conhecimento disso e repassamos informações para o Batalhão da PM da área (o 20º), que vai ficar responsável pela área externa do estádio. Nós, do Gepe, vamos cuidar da parte interna, com 35 homens, e daremos escolta a dois ônibus de torcedores do Bangu, desde a saída deles, no bairro de Bangu”, disse ao Terra o comandante do Gepe, major Sílvio Luiz.
Ele confirmou que há infiltrações de torcedores de outros clubes entre as torcidas de América e Bangu e que eles se utilizam desses jogos, de menor apelo, para entrar em confronto. “Temos o mapeamento da relação entre todas as torcidas organizadas do Rio, das que se relacionam bem, são aliadas, e das que são inimigas. A partida desta noi
te, embora o público esperado seja em torno de mil pessoas, é complicada, mas estamos mobilizados”, afirmou o comandante.
América e Bangu é um clássico de 111 anos. Foi batizado de bisavô por ter antecedido o clássico vovô, entre Fluminense e Botafogo. Ao todo, América e Bangu já se enfrentaram 279 vezes, com 108 vitórias do América, 103 do Bangu e 68 empates.