Clássico-Rei pode definir hexa do Fortaleza ou a volta do Ceará ao triunfo do Campeonato Cearense
Fortaleza e Ceará se encaram na final do estadual, o Leão quer o hexacampeonato, já o Vozão deseja quebrar o jejum de cinco anos sem levantar a taça
Após uma semana do jogo de ida, Ceará e Fortaleza voltam a campo na tarde deste sábado (06), às 16h40 (horário de Brasília), na Arena Castelão, para definir quem leva o título do Campeonato Cearense 2024. A grande final será em um Clássico-Rei, que pode entrar para a história como o hexacampeonato inédito do Leão do Pici ou como o fim da supremacia do Fortaleza na competição e o fim do jejum de títulos do Vozão.
Há sete anos consecutivos, o Leão do Pici chega na final do campeonato estadual. Na caminhada pelo hexa, o Fortaleza se classificou como líder do Grupo A, somando 11 pontos, três vitórias e dois empates, garantindo vaga direta para as semifinais. Na fase decisiva, o Fortaleza encarou o Maracanã, empatando por 1 a 1 no jogo de ida, no dia 10 de março, e triunfando por 3 a 0 na partida de volta, no dia 17 de março, passando para a final com 4 a 1 no placar agregado. Com uma campanha sólida e com um objetivo traçado, o Laion chega à decisão visando a conquista inédita do hexacampeonato estadual.
Do lado alvinegro, as coisas não foram diferentes. O Ceará completou a primeira fase do Campeonato Cearense como líder do grupo B, também com 11 pontos conquistados em três vitórias e dois empates, com passagem direta para a semifinal. Na partida contra o Ferroviário, no dia 09 de março, o Vozão garantiu a vantagem no placar ao fazer 3 a 2, no primeiro jogo da semifinal. Na volta, bastou um empate por 1 a 1, para o alvinegro garantir o 4 a 3 no agregado e seguir para a finalíssima em um Clássico-Rei. O Vozão chega querendo acabar com a hegemonia do adversário e voltar a levantar a taça, que não vence desde 2018.
No primeiro jogo da decisão, Ceará e Fortaleza fizeram uma partida equilibrada, mas com nenhuma efetividade, terminando sem gols e sem vantagem no placar para o jogo de volta. Entre as jogadas criadas pelos dois lados, quem mais chegou perto de balançar as redes foi o Ceará, aos 73′, quando Saulo ganhou Kuscevic em um lance, avançou pela área e ficou de frente para o goleiro tricolor, mas finalizou sem criatividade e a bola parou na defesa de João Ricardo.
Para a segunda e decisiva partida, as equipes chegam em momentos diferentes. O Fortaleza, que estava há um tempo sem vencer, conseguiu levar a melhor no jogo de estreia da Copa Sul-Americana, na última quarta-feira (03), contra o Sportivo Trinidense, em Assunção, no Paraguai, com belas atuações de Thiago Galhardo e Yago Pikachu, que marcaram os gols da vitória. A equipe de Vojvoda vinha sentindo muito o calendário apertado, entre todas as competições que participa, a recuperação física e mental de alguns atletas, e os erros constantes no ataque. O triunfo recente foi marcado por um time organizado, com bom desempenho e que trouxe o resultado. Agora, tudo que o Fortaleza quer para reconquistar a confiança é repetir o feito na final do estadual e a coroação com o hexa.
Se quiser sonhar com o título, o Fortaleza deve se preparar, pois, do outro lado, o adversário não vai facilitar para o tricolor. O Ceará não enfrenta os mesmos problemas, mas chega com a mesma vontade de vencer e gritar "é campeão". O Vozão não ganha o Cearense há cinco anos, exatamente o mesmo período que o tricolor domina o cenário, e quer quebrar esse jejum. Em 2018, a conquista foi em um Clássico-Rei. Agora, o time de Vagner Mancini chega para equilibrar a partida, buscar o caminho para balançar as redes e, se o saldo for positivo, reconquistar o título que tanto almeja. Como mandante, o fator torcida também deve impulsionar o alvinegro para superar seu maior adversário.
É decisão! A promessa é de um clássico equilibrado. Está tudo igual e os dois times têm chances de conquistar o título. Será a manutenção da hegemonia do Fortaleza ou a volta do Ceará ao lugar mais alto do pódio?