Grêmio vence o Caxias e está em vantagem por vaga na decisão do Gaúcho
Cristaldo e Diego Costa marcaram na importante vitória do tricolor gaúcho.
O Grêmio visitou o Caxias, neste sábado, 16, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, pelo primeiro jogo da semifinal do Campeonato Gaúcho. Mesmo longe de seus domínios, o tricolor garantiu um importante resultado positivo. A vitória por 2 a 1 teve gols de Cristaldo e Diego Costa; Du Queiroz marcou contra e descontou.
A primeira grande oportunidade do jogo veio aos quatro minutos, quando João Pedro arriscou de fora da área, mas mandou pela linha de fundo. Três minutos depois quem tentou foi o Caxias. Tomas Bastos cobrou falta, mas mandou pra fora, levando muito perigo a meta do Grêmio.
O Caxias cresceu no jogo e teve outra chance com Elyeser, que acertou boa finalização, mas parou na defesa do goleiro Caíque. A equipe da casa foi forçada a fazer sua primeira alteração aos nove minutos. Peu entrou no lugar de Dudu Mandai. Aos 15 foi a vez de Álvaro ter boa chance para o Caxias, mas a bola foi pra fora.
O Grêmio, quando chegou, conseguiu ser fatal. Aos 20, Diego Costa recebeu e conseguiu passe para Villasanti, que cruzou na área. Cristaldo cabeceou, o goleiro Volpi deu rebote e o próprio Cristaldo mandou para a rede: Grêmio 1 a 0.
Aos 23 o Caxias quase empatou, quando Álvaro lançou para o ataque, Caíque afastou e a bola sobrou com Feijão, que finalizou pra fora. O Grêmio ainda tinha maiores dificuldades para chegar ao ataque, mas aos 37 Pepê tocou para Gustavinho, que chutou fraquinho nas mãos de Volpi. A primeira etapa terminou mesmo em vantagem do Grêmio.
Na volta para o segundo tempo, as equipes voltaram sem mudanças. A primeira chance foi do Grêmio, quando Villasanti arriscou de fora da área e mandou pela linha de fundo. Pouco depois o paraguaio teve outra oportunidade, mas chutou por cima.
O Grêmio iniciou melhor a segunda etapa e com cinco minutos Cristaldo teve boa oportunidade após tabelar com Diego Costa, mas o chute saiu sem nenhuma direção. O Caxias respondeu aos seis minutos. Tomás Bastos arriscou, a bola desviou em Geromel e ficou com o goleiro Caíque.
Aos oito minutos, Emerson Martins saiu para a entrada de Robinho na equipe do Caxias. No entanto, quem chegou foi o Grêmio. Diego Costa avançou em liberdade pela esquerda e bateu cruzado para a defesa do goleiro Volpi.
Até que aos 19 minutos, Diego Costa invadiu a área e foi derrubado. A arbitragem marcou pênalti. O próprio atacante foi para a cobrança e mandou no canto direito do goleiro Volpi, que caiu para a esquerda: Grêmio 2 a 0.
Após o gol, o técnico Renato Gaúcho fez três mudanças em sua equipe, mandando a campo Nathan Fernandes, Dodi e Du Queiroz; Pavón, Pepê e Cristaldo saíram. Com 30 minutos, após cobrança de falta pela esquerda, Caíque saiu errado, a bola pegou em Du Queiroz e entrou: Grêmio 2 a 1.
O Caxias ainda teve oportunidades para buscar o empate, sendo a principal delas com Tomás Bastos, que chutou por cima. O Grêmio também teve chance para ampliar, mas o placar não se alterou e o tricolor saiu de campo em vantagem.
O jogo da volta acontece na próxima terça-feira (26), às 21hs (de Brasília), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O Grêmio avança para a final do Gauchão com qualquer vitória ou empate.