Cruzeiro e América-MG empatam em 1 a 1 no clássico mineiro
Cruzeiro e América-MG estiveram longe de fazer um grande clássico neste domingo, no Mineirão. Muito pouco inspiradas em campo, principalmente em termos ofensivos, os rivais protagonizaram uma partida sofrível no Gigante da Pampulha, que acabou empatada por 1 a 1 e tirou de ambos os clubes a possibilidade de assumir a liderança do Estadual, que acabou ficando com o Uberlândia.
A igualdade, contudo, acabou sendo definida apenas nos acréscimos da partida. Apesar de jogar “pro gasto” durante toda a partida, o Cruzeiro abriu o placar no final do primeiro tempo, com De Arrascaeta, e esteve muito próximo de vencer o clássico, porém o lateral Bryan, com um golaço no apagar das luzes, impediu que os comandados de Deivid comemorassem uma vitória que parecia certa.
Apesar do empate, o Cruzeiro, ao menos, mantém um tabu de quase 14 anos sem perder para o América-MG no Mineirão. Com o resultado, a Raposa segue na segunda colocação do Estadual com 11 pontos, enquanto que o Coelho caiu para a quarta colocação, com um ponto a menos que o tradicional rival.
O Jogo – Fazendo jus à história de 95 anos do confronto, o clássico, no Mineirão, começou bastante animado e ambas as equipes tiveram ótimas chances para abrir o placar. Pelo lado do Cruzeiro, Alisson desperdiçou duas boas chances, enquanto que no América-MG, Pablo parou no goleiro Fábio, em chute forte de fora da área.
O ritmo veloz, contudo, caiu em razão dos vários erros de passes e das dificuldades de ambos os ataques em superar as defesas adversárias. Ainda no final, contudo, os clubes criaram boas oportunidades em lances semelhantes, mas, as finalizações de Sánchez Miño e Rafael Bastos foram bloqueadas pela defesa.
Apesar do equilíbrio da partida, o Cruzeiro aproveitou uma falha do América-MG numa cobrança de lateral e, após bela triangulação, o uruguaio De Arrascaeta mostrou categoria para, aos 43 minutos, abrir o placar, garantindo a vantagem à Raposa no intervalo.
Com o placar a seu favor, o Cruzeiro voltou para o segundo tempo melhor que o América-MG. Mais tranquilo, o time celeste, com maior posse de bola, passou a dominar a partida e chegou próximo de marcar o segundo com Bruno Rodrigo, em lance de cabeça. Sem inspiração, o Coelho não conseguia furar a zaga bem montada da Raposa.
Na sequência do segundo tempo, o time celeste se retraiu, aguardando o momento certo para contra-atacar. O América-MG, por sua vez, ensaiou uma pressão, mas abusou dos arremates de fora da área. A insistência, contudo, premiou o Coelho que acabou empatando a partida no final da partida em um chutaço de longe do lateral Bryan.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 1 X 1 AMÉRICA-MG
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 28 de fevereiro de 2016 (domingo)
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Marcus Vinícius Gomes
Cartões Amarelos: Lucas Romero (Cruzeiro); Danilo, Alison (América-MG)
GOLS
CRUZEIRO: De Arrascaeta aos 43 minutos do primeiro tempo
AMÉRICA-MG: Bryan aos 46 minutos do segundo tempo
Cruzeiro: Fábio; Fabiano, Bruno Rodrigo, Dedé e Fabrício; Henrique, Lucas Romero, Sánchez Miño (Ariel Cabral), Alisson (Elber) e De Arrascaeta; Willian (Rafael Silva)
Técnico: Deivid
América-MG: João Ricardo; Jonas, Alison, Sueliton e Danilo (Bryan); Leandro Guerreiro, Pablo, Tony, Osman e Rafael Bastos (Tiago Luís); Bruno Sávio (Victor Rangel)
Técnico: Givanildo Oliveira
Uberlândia assume a liderança, e veteranos decidem para o Villa
O Campeonato Mineiro tem um líder inesperado ao final da quinta rodada. Neste domingo, a Uberlândia recebeu o Guarani-MG, no Parque do Sabiá e, após uma partida bastante equilibrada, venceu por 2 a 0, chegando à liderança do Estadual, com 12 pontos conquistados.
Após perder para o Atlético-MG na primeira rodada, o Verdão, com o triunfo deste domingo, garantiu a quarta vitória seguida na competição e segue sendo a grande surpresa da competição. O Guarani-MG, por outro lado acumula o quarto jogo seguido sem vencer e cai para a nona posição, com quatro pontos.
No outro jogo da rodada de domingo, os veteranos Fábio Júnior e Mancini garantiram a vitória por 3 a 0 sobre o Boa Esporte, no Castor Cifuentes, em Nova Lima (MG). O primeiro, com 38 anos, marcou duas vezes, enquanto que o segundo, com 35 anos, marcou o terceiro e último gol do Leão na partida.
Com o resultado, o Villa Nova-MG se mantém na quinta posição e segue na cola do G4. Já o Boa Esporte segue mal na competição e permanece na zona de rebaixamento, ocupando a vice-lanterna do Estadual.