Noventa e nove anos e, finalmente, o campeão paraense de futebol não foi uma equipe da capital. O Independente, de Tucuruí, Interior do Estado, conquistou seu primeiro título na história ao derrotar nos pênaltis (3 a 0) o tradicional Paysandu. A equipe ergueu a taça após empatar por 3 a 3 e viu os donos da casa, no Estádio Mangueirão, em Belém, desperdiçar três cobranças. Na primeira partida, as equipes empataram por 2 a 2.
A competição existe desde 1908, mas em alguns anos ela não foi disputada. A última vez que a taça não ficou com os rivais Remo e Paysandu ocorreu em 1988, quando a Tuna Luso foi campeã.
O Galo Elétrico, como é conhecido o Independente, marcou no tempo normal com Marçal, Wegno e Joãozinho. O Paysandu fez com Sidny, Hellinton e Sandro Goiano. Nas penalidades, Sidny, Rafael Oliveira e Mendes mandaram para fora, dando o título ao time do Interior. O grande símbolo da conquista do Independente foi o experiente Gian, 37 anos, revelado pelo Vasco.
Após a partida que decretou a queda do River Plate para a segunda divisão do futebol argentino, os torcedores da equipe depredaram as dependências do Estádio Monumental de Nuñez e as redondezas do local, como a Avendida Libertator; confira mais fotos