FPF limita A2 com dois acessos e "enxuga" Paulistão de 2017
Em reunião na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF), nesta segunda-feira, o Conselho Técnico da Série A2 definiu a divisão com apenas duas vagas de acesso à elite e seis rebaixados para a Série A3. Desta forma, a entidade garante a Primeira Divisão com 16 times em 2017.
Além da limitação do acesso, que até este ano foi de quatro equipes, o Conselho ainda aumentou as datas da Série A2 incluindo no formato a disputa por mata-mata.
As 19 equipes se enfrentam em turno único antes de as oito melhores se enfrentarem em mata-mata nas quartas e nas semifinais, quando serão definidos os dois times que sobem. A final será em partida única.
Desta forma o campeonato terá 24 datas, cinco a mais do que a edição disputada neste ano, que foi disputada apenas em 19 rodadas de pontos corridos – sem mata-mata. A Série A2 do ano que vem começa no dia 31 de janeiro e termina em 8 de maio.
Apenas um participante do torneio está indefinido. Quarto colocado neste ano, o Água Santa viu parte de seu estádio desabar no último sábado, tendo sua participação colocada em xeque. A decisão sai na quarta-feira, podendo ser o Mirassol o beneficiado com o acesso caso o time de Diadema não suba.
Paulistão 'enxugado' – Com a confirmação da fórmula de disputa da Série A2, o Paulistão terá apenas 16 clubes a partir de 2017. Isto porque a edição do ano que vem rebaixará seis equipes para a Segunda Divisão. O objetivo é diminuir a fase classificatória e dar mais peso aos jogos finais, onde quase sempre há clássicos.