Ferrinha campeã e 3ª em chamas: o que acontece na A2 e A3?
Sabe a frase “isso a Globo não mostra”? Ela é verdade em relação às Séries A2 e A3 do Campeonato Paulista, que entram agora em fase decisiva. A divisão de acesso à elite, por sinal, já teve até o campeão e primeiro colocado definido: a tradicional Ferroviária, que subiu para a A1 após drama de 19 anos. A terceirona, por sua vez, entra em chamas com o início da reta final.
Mas o que tem acontecido nessas divisões? Enquanto a Série A2 define rebaixados e classificados nas duas últimas rodadas da fase única de pontos corridos nos próximos dois fins de semana, a Série A3 já tem os dois grupos do quadrangular final formados, com início nesta sexta-feira (clique aqui e veja a tabela completa). Leia abaixo tudo o que você precisa saber das divisões de acesso:
Ferrinha voltou, e campeã!
O torcedor da Ferroviária teve um fim de semana incrível. No último sábado, o time confirmou o encaminhado acesso fora de casa com vitória sobre o rebaixado Guaratinguetá. No dia seguinte, aproveitou-se de empate do Oeste e derrota do Independente para já garantir o título com duas rodadas de antecedência. Araraquara voltou ao cenário do futebol paulista após 19 anos!
Limeira em situações distintas
Os polos se inverteram na cidade de Limeira. Campeã paulista de 86 e com maior torcida, a Inter de Limeira está em mais um quadrangular final da Série A3 – nos últimos três anos, chegou à fase final, mas não subiu. O Independente, por sua vez, vive um momento histórico: normalmente relegado ao ostracismo e à disputa de divisões menores, está bem perto de disputar a Série A1 pela primeira vez na história. Quem diria!
Guarani? Água Santa? Quem sobe para a Série A1 de 2016?
Ferroviária à parte, a disputa pelo acesso para a Série A1 de 2016 está absurdamente quente. Para alguns, a A2 deste ano é a mais equilibrada das últimas temporadas. Com vantagem, Independente e Oeste pintam com boas chances de subirem juntos, mas os dois se enfrentam na última rodada – pode até rolar um jogo de compadres, a depender de resultados. E você conhece um tal de Água Santa? Pois é, o ex-time amador de Diadema coleciona acessos seguidos, e no ano que vem pode estar na primeira.
O Guarani você conhece, né? Em sétimo lugar, o tradicionalíssimo time campineiro luta ponto a ponto para voltar à elite. Também estão na briga pelas três vagas restantes outros clubes que disputaram a A1 recentemente, como Mirassol e São Caetano. O Novorizontino também mostra que retomou a antiga força e luta por uma vaguinha.
Guaratinguetá ou Íbis?
Três pontos em 17 jogos. Está é a campanha do Guaratinguetá na temporada 2015 da Série A2. A equipe foi rebaixada com sobras para a Série A3, enquanto outras três vagas estão em aberto. O Catanduvense, com 12 pontos e quatro atrás do primeiro fora da zona, está quase lá. Batatais, Velo Clube, Matonense, Comercial e Atlético de Sorocaba também brigam contra a queda.
Juventus destruidor com "Legislador"
Apenas um time sobrou na primeira fase da Série A3 do Campeonato Paulista: o tradicional Juventus, liderado pelo ex-corintiano Gil, que inclusive recebeu o apelido de "Legislador" de seus novos torcedores. Na segunda fase, contudo, as pontuações zeram, e o time da Mooca terá que brigar com Inter de Limeira, Votuporanguense e Grêmio Osasco pelo acesso.
A outra chave do quadrangular final é considerada mais fraca: contará com Taubaté, Primavera, Barretos e Atibaia. Todos os times se enfrentam em turno e returno, e os dois melhores de cada grupo são promovidos.
Série A3 teve tapetão e Cotia excluído
A última rodada da Série A3, inclusive, foi marcada por uma briga fora das quatro linhas. Após denúncia do Rio Preto, o Cotia foi excluído por ter tido dois W.O. na competição, punição prevista pelo Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Com a exclusão da equipe, o Rio Preto se livrou do rebaixamento: caíram Tupã, Santacruzense e Francana – o Rio Preto seria o quarto, mas escapou com a punição.