Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Campeonato Paulista

Oferecimento Logo do patrocinador

As viradas do Palmeiras com Abel Ferreira

Em desvantagem no placar agregado, clube alviverde precisa vencer o Corinthians na Neo Química Arena para ter chance de ser campeão estadual; cenário se assemelha aos de anos anteriores

27 mar 2025 - 14h41
Compartilhar
Exibir comentários

Derrotado pelo Corinthians por 1 a 0 em sua própria casa, há quase duas semanas, o Palmeiras precisa revidar e vencer o rival na Neo Química Arena para ter a chance de se tornar o primeiro tetracampeão paulista consecutivo na era profissional do estadual. O único time a fazer isso na história foi o Paulistano, que já não existe mais, entre 1916 e 1919.

Apesar de parecer uma missão impossível derrubar os corinthianos no jogo de volta —o time alvinegro não perde em casa desde agosto de 2024 —, os comandados de Abel Ferreira têm um retrospecto positivo quando o assunto é viradas históricas. O Estadão separou uma lista das principais voltas por cima dos palmeirenses nos últimos anos.

Paulista de 2022

Depois de passar invicto por toda a fase de grupos e derrubar Ituano e Bragantino no mata-mata, o Palmeiras chegou à grande final do estadual de 2022 como o time com melhor campanha. Por isso, teve a chance de jogar a partida de volta da decisão em casa enquanto, no primeiro jogo, enfrentou o São Paulo no MorumBis.

O jogo de ida, no entanto, não foi tão fácil. O clube alviverde, que ainda não havia sido derrotado no torneio, assistiu aos tricolores fazerem um segundo tempo forte. Com gols de Calleri e Pablo Maia, o São Paulo aplicou um 3 a 1 sobre o rival, que foi para o Allianz Parque com dois gols de desvantagem.

Foi quando o Palmeiras iniciou uma sequência de viradas impossíveis em finais do Paulistão. Em casa, Danilo, Zé Rafael e Endrick foram responsáveis por colocar os palestrinos à frente em uma goleada ainda maior: um 4 a 0 que levou o time de Abel Ferreira à primeira taça do estadual com o técnico.

Paulista de 2023

No ano seguinte, o Palmeiras mais uma vez foi o único time invicto na fase de grupos do estadual. Batendo o Mirassol e, novamente, o Ituano, o clube paulistano chegou à final contra um time azarão: o Água Santa, de Diadema.

Na série A1 do Paulistão desde 2022, o clube diademense havia caído logo na primeira etapa do torneio em seu primeiro ano após o acesso. Em 2023, no entanto, passou para o mata-mata na segunda colocação do Grupo B, atrás apenas do São Paulo. Nos pênaltis, derrubou o São Paulo, nas quartas, e o Bragantino, na semifinal, até chegar à final.

Mandante do primeiro jogo decisivo, o Água Santa decidiu levar seu jogo para a Arena Barueri. Lá, derrotou o Palmeiras por 2 a 1, com gols de Bruno Mezenga. Na volta, disputada no Allianz Parque, o time da casa mais uma vez deu o troco e goleou o adversário — 4 a 0 pelo segundo ano consecutivo. Os gols foram de Gabriel Menino, Endrick e Flaco López.

Paulista de 2024

Pela terceira vez, o Palmeiras chegou à final do torneio estadual invicto. Na fase de grupos, repetiu o desempenho do ano anterior, com oito vitórias e quatro empates em doze jogos; e no mata-mata, derrotou a Ponte Preta e o Novorizontino. Em mais uma temporada, disputaria o jogo de volta da final em casa.

Do outro lado, o Santos chegava a sua primeira final em oito anos. Recém-rebaixado, o clube teve o segundo melhor desempenho da fase de grupos e tirou do campeonato Portuguesa e Bragantino. Na decisão, disputou o jogo de ida na Vila Belmiro e, com um gol de Otero, venceu por 1 a 0.

Na volta, porém, o time alvinegro levou um gol de pênalti de Raphael Veiga no meio do primeiro tempo e não se recuperou mais. Aníbal Moreno marcou mais uma vez na segunda etapa e sacramentou a vitória por 2 a 0 e o tricampeonato palmeirense.

Botafogo 3 x 4 Palmeiras

Na 31ª rodada do Brasileirão de 2023, o Botafogo liderava o campeonato por 59 pontos. Segundo colocado, o Palmeiras tinha 53. Disputando o título do torneio ponto a ponto, os dois clubes se enfrentaram em um confronto direto no início de novembro daquele ano.

A partida, que aconteceu no Estádio Nilton Santos, logo no primeiro tempo já estava completamente a favor do time da casa. Eduardo, Tchê Tchê e Júnior Santos abriram 3 a 0 no placar e foram para o intervalo com o jogo em mãos.

No entanto, o Palmeiras voltou com outra mentalidade para a segunda etapa e realizou uma das viradas mais impressionantes do futebol brasileiro recente. Flaco López, Murilo e Endrick, que marcou duas vezes, colocaram o alviverde à frente na disputa, que acabou em 4 a 3. A vitória palmeirense aproximou o time do então líder — um mês depois, o time paulista ultrapassou o carioca e venceu o torneio.

São Paulo 1 x 2 Palmeiras

Em 2022, o Palmeiras era o líder do Campeonato Brasileiro desde a 10ª rodada. Três rodadas depois, o time precisava se firmar na liderança — segundo colocado, o Corinthians estava próximo em pontos. Na 13ª rodada, o clube alviverde enfrentou o São Paulo, então quinto colocado.

Com Patrick, o tricolor abriu 1 a 0 aos 17'. O placar permaneceu dessa maneira até quase o fim da partida, mas Gustavo Gómez e Murilo marcaram dois gols nos últimos minutos e deram a vitória por 2 a 1 ao Palmeiras.

Caso tivesse perdido, o time teria sido alcançado pelo Corinthians, que venceu o Goiás na mesma rodada. No entanto, com a vitória, os palmeirenses se mantiveram à frente com três pontos de vantagem — e permaneceram na liderança até a última rodada do campeonato.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade