Muricy caiu: e agora, quem pode assumir o São Paulo?
Passando por problemas de saúde, o técnico Muricy Ramalho anunciou nesta segunda-feira o seu desligamento do São Paulo, em comum acordo com a diretoria tricolor. Em um momento crítico da temporada – lutando pela classificação na Copa Libertadores e prestes a jogar o mata-mata do Campeonato Paulista –, o time do Morumbi fica sem comandante, e precisa definir o mais rápido possível os seus rumos para a sequência do ano. Quem está disponível no mercado ou é cogitado para o cargo? Veja nove opções de treinador:
Abel Braga
Sem trabalhar desde o fim de seu contrato com o Internacional no fim do ano passado, quando terminou na terceira colocação do Campeonato Brasileiro, Abel é um nome que teria aceitação entre os torcedores do São Paulo. Porém, assumir um trabalho no meio da temporada não parece se encaixar no perfil do treinador neste momento. Além disso, segundo o jornal Folha de S. Paulo, ele foi recentemente oferecido ao clube do Morumbi e teve o nome recusado pelo presidente Carlos Miguel Aidar.
Mano Menezes
A situação é bastante parecida com a de Abel: parado desde o fim do ano passado, quando guiou o Corinthians ao quarto lugar do Brasileiro, Mano dificilmente aceitaria pegar um "bonde andando" no meio da temporada. O próprio treinador já disse que tiraria o ano para se atualizar, a exemplo do que fez Tite em 2014. A Folha também disse que Mano foi oferecido ao São Paulo e rejeitado por Aidar. O ex-corintiano não é um nome bem visto pelos são-paulinos.
Cuca
Tido como "sonho de consumo" da diretoria do São Paulo, o treinador que já passou pelo Morumbi em 2004 está atualmente no comando do Shandong Luneng, da China. O campeonato do país asiático está em andamento, e o fator financeiro torna difícil que o técnico volte ao Brasil neste momento.
Paulo Roberto Falcão
Sem trabalhar como treinador desde sua demissão do Internacional em 2012, Falcão declarou recentemente que quer voltar a exercer a função. Em sua última tentativa de fazer decolar a carreira de técnico, ele foi campeão estadual por Bahia e Inter, mas não durou seis meses em nenhum dos clubes. Perguntado sobre assumir o São Paulo, o ex-jogador preferiu não responder.
Jorge Sampaoli
Atualmente técnico da seleção chilena, o argentino vai comandar a equipe na Copa América no meio do ano. Depois, porém, estaria apto a mudar de ares. O São Paulo é um dos destinos viáveis, e o nome de Sampaoli já foi ventilado pelos lados do Morumbi. Os entraves seriam um alto salário e a competição de possíveis propostas do futebol europeu.
Alejandro Sabella
Outra opção de treinador estrangeiro (e argentino) é Sabella, que comandou a Argentina na Copa do Mundo de 2014 e foi vice-campeão. Atualmente desempregado, ele tem uma experiência rápida no futebol brasileiro: foi assistente de Daniel Passarella no comando do Corinthians em 2005.
Leonardo
Com forte identificação com o São Paulo, onde foi campeão da Libertadores e do Mundial em 1993, o ex-jogador é um nome que agrada os bastidores do Morumbi. Já teve experiência como treinador na Europa, tendo comandado o Milan e a Inter de Milão. Seu último trabalho foi como diretor esportivo no Paris Saint-Germain, de onde pediu demissão em julho de 2013.