Produtividade? Oliveira quer salário de elite para renovar
As conversas para a renovação de contrato do centroavante Ricardo Oliveira, principal destaque entre os reforços do Santos na temporada, estão longe de um desfecho. O Terra apurou que a pedida do estafe do jogador e a oferta do Santos ainda divergem em seu formato e, principalmente, com relação aos valores.
Oliveira aceitou um contrato de risco até maio para voltar, com um salário de R$ 40 mil mensais, mas agora deseja a readequação para um novo patamar salarial fixo, pago aos principais nomes do elenco, alegando, inclusive, já ter sido procurado por outros clubes. O jogador quer um contrato até o fim de 2016.
O Santos, por sua vez, oferece R$ 80 mil mais ganhos por produtividade, que envolvem desde partidas jogadas até gols, e podem fazê-lo dobrar seus vencimentos. O camisa 9, que teve início contestado sob a sombra de um jejum, é o vice-artilheiro da equipe no ano, com quatro gols, e virou titular absoluto.
Oliveira sofreu rejeição no início, principalmente, pela falta de gols e, posteriormente, a sombra de Gabriel Barbosa, artilheiro da equipe no último ano, com 21 gols. O veterano sempre minimizou a briga e disse, inclusive, desfrutar de ótima relação com o concorrente, a quem distribui conselhos em campo.
No período de seca, foi bancado por Enderson Moreira sob alegação de ser um "jogador tático", de entrega pela equipe, papel não executado por Gabigol. Quando questionado na sua última entrevista coletiva, o jogador disse sequer se preocupar com a renovação contratual e que priorizaria uma permanência no Santos.
"Estou determinado a continuar focado no meu trabalho, agradecido ao clube que me deu a oportunidade de, mais uma vez, me sentir um atleta profissional. Eu sempre gosto de frisar que prefiro jogar na Vila Belmiro. Eu vinha jogar aqui e não me sentia bem, me sentia incomodado, primeiramente, pelo Santos e pela força da torcida. Não estou pensando em possibilidades de que venha surgir rumores de outros clubes, porque quem veio me dar oportunidade foi o Santos", assegurou.
Nos bastidores, além de ser visto como um atleta bom de grupo, Ricardo Oliveira apresentou um dos melhores desempenhos nas avaliações de pré-temporada. Até agora, atuou em todos os jogos do ano. É responsável também por liderar alguns cultos evangélicos internos que contam com as presenças de Robinho, Geuvânio, Lucas Lima e outros atletas.