Rivais neste domingo, Santos e Ituano já decidiram o Campeonato Paulista; relembre
Santos e Ituano se enfrentam na tarde deste domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio Novelli Júnior, pela última e decisiva rodada do Campeonato Paulista. O duelo deste fim de semana envolve briga por classificação e até mesmo contra o rebaixamento, mas as equipes que estarão em campo já chegaram a decidir a competição em outros tempos.
O fato ocorreu há sete anos, em 2014. Na ocasião, o Peixe chegou à decisão com uma campanha quase irretocável, tendo liderado o grupo C, com 36 pontos em 15 rodadas, e o melhor ataque do torneio, com 45 gols marcados. Ao todo, foram 13 vitórias, três empates e somente uma derrota.
Já o Galo de Itu terminou a primeira fase em segundo lugar no grupo B, com 28 pontos, eliminando, inclusive, o Corinthians naquela chave. A equipe ainda passou por Botafogo-SP, nos pênaltis, e Palmeiras, nas semis, para alcançar a final. A campanha teve nove vitórias, cinco empates e três derrotas - além da melhor defesa, com 10 tentos sofridos.
O Santos, comandado à época por Oswaldo de Oliveira, participava da final pela sexta vez consecutiva, obtendo três títulos e dois vices. Já o Ituano de Doriva buscava sua segunda conquista estadual.
Ambos os jogos da decisão foram disputados no Pacaembu. No primeiro, vitória de 1 a 0 para o time do interior paulista, com gol de Cristian. O meia Cícero teve uma chance de ouro para igualar o placar, de pênalti, mas desperdiçou a cobrança.
No outro encontro, o Peixe saiu vencedor pelo mesmo placar, com gol de Cícero, que desta vez acertou a batida na penalidade. O resultado levou o confronto à disputa de pênaltis, que terminou com festa do Ituano após triunfo por 7 a 6.
Aquela derrota deu início a uma era no qual o adversário de Itu se tornou uma grande pedra no sapato santista. O Galo sempre dificultava duelos contra a equipe da Vila Belmiro e chegou a derrotá-la em outras oportunidades, sendo a mais emblemática delas a goleada por 5 a 1 sobre o Santos de Sampaoli, em 2019.
Os comandados de Odair Hellmann, contudo, tem um motivo para acreditar em uma vitória neste domingo. O retrospecto dos times em Itu aponta vantagem ao Peixe, que conta com seis triunfos, quatro empates e cinco derrotas em duelos como visitante.
Cabe ressaltar que só a vitória interessa ao Santos nesta rodada. O Alvinegro Praiano, terceiro colocado do grupo A, precisa vencer e torcer por um tropeço do Botafogo-SP contra o São Paulo para avançar às quartas de final do Paulistão. O mesmo vale para o Ituano, que tem de conquistar a vitória para sonhar com classificação e evitar o descenso à Série A2.