São Paulo pode repetir feito de 2022 e tirar o Botafogo-SP das quartas do Paulistão outra vez
São Paulo e Botafogo-SP voltam a se enfrentar neste domingo após quase um ano. Também pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista, mas da edição de 2022, o Tricolor recebeu o Pantera no Morumbi e venceu por 2 a 1, com gols de Emiliano Rigoni e Luciano. Na ocasião, o resultado acabou tirando o time de Ribeirão Preto das quartas de final do Estadual, e o feito pode se repetir em 2023.
O Botafogo-SP, que joga em casa neste ano, chega para o confronto com 14 pontos somados, na vice-liderança do Grupo A. Assim, uma vitória pode, além de garantir a equipe no mata-mata da competição, classificá-la na primeira colocação. Por outro lado, caso empate ou seja derrotado - e o Santos vença o Ituano, em Itu (SP) -, o time do interior dará adeus ao torneio novamente na fase de grupos.
Tudo pronto para a última rodada da primeira fase do @Paulistao!
🆚 Botafogo-SP
🗓 05/03 (domingo)
⏰ 16h
🏟 Santa Cruz, em Ribeirão Preto#VamosSãoPaulo 🇾🇪 pic.twitter.com/7rWCj8JuGd
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) March 4, 2023
No entanto, se o Peixe não conseguir triunfar sobre o Galo de Itu, que luta contra o rebaixamento, uma igualdade diante do São Paulo será o suficiente para garantir o Botafogo-SP nas quartas de final. O adversário, aliás, já é sabido, o Bragantino, líder com 17 pontos, está classificado antecipadamente.
O que pode dificultar a vida da equipe de Ribeirão Preto é o fato de que o resultado também importa ao Tricolor. Isso porque o time treinado por Rogério Ceni ainda briga pela primeira colocação do Grupo B - está empatado em tentos com o Água Santa, ambos com 20. O clube de Diadema visita o São Bernardo.
O São Paulo 2 x 1 Botafogo-SP em 2022
Assim como neste ano, em 2022 o Botafogo-SP chegava para a última rodada com chance de classificação para a fase seguinte. O Pantera, que figurava no Grupo C, estava na terceira colocação, empatado em pontos com Ituano - 18 cada.
Na rodada decisiva, o Ituano empatou em 2 a 2 com a Ponte Preta, fora de casa, e portanto apenas a vitória interessava ao Botafogo-SP. O lateral esquerdo João Victor até marcou para dar igualdade no placar após a equipe sair perdendo, mas Luciano marcou já na reta final e o time de Ribeirão Preto acabou superado no Morumbi. Com isso, ficou na terceira posição, um tento atrás do Galo de Itu, e fora da fase de mata-mata.
Mais tarde naquele ano, no Troféu do Interior, o Botafogo-SP voltaria a sofrer com o Ituano, que foi eliminado pelo Palmeiras nas quartas de final. As equipes fizeram a final do torneio regional, vencida pelo time de Itu por 3 a 0. Por sua vez, o São Paulo acabaria vice-campeão do Paulistão.
Por fim, com importância e possibilidades para os dois lados do confronto, Tricolor e Pantera se enfrentam às 16 horas (de Brasília) deste domingo, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP). Aliás, o time da casa tenta retornar ao mata-mata do Estadual após cinco anos.