Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ex-árbitro é preso suspeito de manipular resultados da Série B

D'Guerro Batista Xavier teve sua prisão temporária durante a "Operação Jogada Marcada", deflagrada pela Polícia Civil de Goiás, com apoio da polícia da Paraíba

9 abr 2025 - 20h51
Compartilhar
Exibir comentários
Ex-árbitro é preso suspeito de manipular resultados da Série B
Ex-árbitro é preso suspeito de manipular resultados da Série B
Foto: Divulgação/Polícia Civil da Paraíba / Esporte News Mundo

Suspeito de participar de um esquema de manipulação de jogos da Série B do Campeonato Brasileiro, D'Guerro Batista Xavier, ex-árbitro de futebol profissional, foi preso na manhã desta quarta-feira (9), em João Pessoa (PB), durante uma operação especial da Polícia Civil da Paraíba.

Deflagrada pela Polícia Civil de Goiás, a "Operação Jogada Marcada" investiga a manipulação de resultados em partidas do futebol brasileiro e em competições internacionais. Com colaboração das polícias do Ceará, do Espírito Santo, do Maranhão, da Paraíba e de Pernambuco, além da prisão temporária do ex-árbitro, a ação resultou no cumprimento de sete mandados de prisão temporária e nove mandados de busca e apreensão.

Em 2018, o suspeito havia sido alvo da "Operação Cartola", da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) de João Pessoa, quando foi afastado das atividades de arbitragem profissional. Segundo a Polícia Civil da Paraíba, as investigações apontam que D'Guerro estaria atuando no aliciamento de árbitros e orientando os profissionais sobre como conduzir os jogos para beneficiar os interesses do grupo criminoso envolvido no esquema.

De acordo com as informações, o esquema de manipulação de resultados movimentou, inclusive em plataformas de apostas esportivas, aproximadamente R$ 11 milhões. Além de árbitros, segundo as investigações, o esquema conta com financiadores, intermediários e executores, entre eles estão jogadores, treinadores e dirigentes de clubes.

Em entrevista à TV Cabo Branco, D'Guerro Batista Xavier afirmou que não sabia o motivo de sua prisão e negou qualquer envolvimento com manipulações de jogos. A Polícia Civil da Paraíba informou que as investigações seguem em andamento "com o objetivo de identificar todos os participantes da organização e esclarecer o alcance das manipulações realizadas."

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade