Fábio x Matheus Cunha: goleiros prometem duelo à parte no clássico Fla-Flu
Fluminense e Flamengo se enfrentam, neste domingo, no Maracanã, às 16h, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro
Normalmente o clássico Fla-Flu sempre tem como destaques os artilheiros, mas desta vez os goleiros prometem um duelo forte de defesas. O experiente Fábio, do Fluminense, vem fazendo atuações consistentes, salvou o time em momento de irregularidade e se torna ainda mais absoluto. Do outro lado, o jovem Matheus Cunha, do Flamengo, se destaca e ainda terá que provar sua titularidade já que Rossi chegou recentemente ao clube. O ENM acompanha o duelo em tempo real.
Pelo lado do Fluminense, Fábio, com 42 anos, escancara que a idade não é um empecilho para seguir sendo um dos melhores da posição no futebol brasileiro. Os números do camisa 1 do Tricolor no demonstram bem, o quanto vem rendendo debaixo das traves. O goleiro tem uma média de mais de quatro defesas por partida na competição, que significam 80% dos chutes na direção de sua baliza. Além disso, demostra evolução de seu futebol para se adaptar ao estilo de Fernando Diniz.
No período recente em que o time enfrentou má fase, Fábio se tornou o "salvador da pátria" da equipe na última sequência de jogos. Junto as boas atuações, ele se tornou o segundo goleiro mais velho a atuar em uma partida do Brasileiro na era dos pontos corridos e ultrapassou Rogério Ceni sendo o goleiro que mais participou em jogos na história da Libertadores.
Do outro lado, Matheus Cunha tem sido um dos protagonistas da "Era Sampaoli". O goleiro de 22 anos assumiu a titularidade no gol do Flamengo com a chegada do técnico argentino e está em alta com defesas importanes e pegando até pênalti contra o Fortaleza. Além de ter segurança com as mãos, o jovem também é o favorito do treinador por conta da qualidade no jogo com os pés.
Os números ainda mostram como a fase do jovem arqueiro rubro-negro é especial. Em 16 jogos, Matheus Cunha sofreu apenas 13 gols e fez 60 defesas, de acordo com o site "SofaScore". Além disso, o goleiro do Flamengo também teve 6 jogos sem ser vazado e 82% de bolas defendidas.
— Acho que eu tenho evoluído bem desde o meu primeiro jogo como titular, evoluindo a cada dia. Eu me sinto confortável, até pelo que o Sampaoli pede de jogar mais alto, com os pés. Trabalho bastante, estudo bastante para poder executar da melhor forma possível — disse Matheus Cunha em entrevista ao "GE".
O clássico entre Fluminense e Flamengo será no domingo, às 16h, no Maracanã, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 24 pontos, o Tricolor está em quarto lugar no Brasileirão. O Rubro-Negro soma dois a mais e é o vice-líder.