Federações do Nordeste miram diretoria de competições da CBF
Entidades querem que o principal torneio da região termine até o início de abril
Federações de futebol do Nordeste estão pleiteando à CBF que a final da Copa do Nordeste seja antecipada e que seu término se dê ainda durante a disputa dos Estaduais. O Terra conversou com dois presidentes dessas entidades que deixaram clara a expectativa por uma solução rápida da confederação.
“Seria um ajuste no calendário. A CBF tem uma diretoria de competições (chefiada por Manoel Flores) que tem de resolver isso”, disse um dos dirigentes ouvidos pela reportagem.
Pela tabela vigente, a Copa do Nordeste só deve se encerrar em 3 de maio, portanto bem depois da data prevista para o fim dos Estaduais, em 2 de abril. Esse prolongamento (a CN acabaria na última semana de abril) se deu por que algumas partidas da competição tiveram de ser adiadas em razão da pandemia de covid-19.
Há sete federações que já alinharam seus calendários para a eventual mudança. Bahia e Pernambuco, no entanto, teriam de sacrificar seus respectivos Estaduais para agir de acordo com as coirmãs – as duas têm contrato com a TV Globo para a transmissão dos campeonatos locais.
O principal motivo apresentado pelas sete federações, e os 16 clubes participantes da Copa do Nordeste, diz respeito ao recebimento de direitos pela transmissão das partidas, exibidas pelo SBT. A emissora também detém os direitos da Libertadores e da Champions League e haveria conflito de datas de jogos desses dois torneios com os das fases finais da Copa do Nordeste.
Outro dirigente de federação fez coro ao colega que já havia conversado com o Terra. Reiterou que a questão tem de ser solucionada pela diretoria de competições da CBF “o mais rápido possível” - ele pontuou.
Na noite desta terça, a pasta se pronunciou com um comunicado. "A Diretoria de Competições da CBF está preparando um estudo com as alternativas possíveis para resolver este tema e irá discuti-las conjuntamente com as Federações Estaduais envolvidas no campeonato."