EUA tem 'supremacia' sobre Brasil no futebol feminino; confira histórico
A chance de um título inédito e histórico para a seleção brasileira surge para as comandadas de Arthur Elias, mas para isto, terão de enfrentar alguns obstáculos
Neste sábado (10), o Brasil enfrentará os Estados Unidos na final do futebol feminino nas Olimpíadas de Paris. A chance de um título inédito e histórico para a seleção brasileira surge para as comandadas de Arthur Elias, mas, para isto, terão de enfrentar alguns obstáculos.
Um deles é o retrospecto, que é amplamente favorável às americanas desde que as duas equipes começaram a se enfrentar, ainda na década de 80. Um histórico que envolve partidas decisivas, grandes embates e encontros de lendas do futebol feminino.
Para os que querem saber o que aguarda o Brasil de Marta e cia. diante dos EUA, O Portal Esporte News Mundo traz dados e histórias sobre o confronto que poderá decidir a seleção campeã em Paris-2024.
Os números
No geral, Brasil e EUA jogaram 31 vezes contra si no futebol feminino e a vantagem pertence de forma ampla às americanas, que venceram 24 vezes a nossa Seleção. Em apenas três oportunidades o Brasil venceu as rivais e ainda há mais quatro jogos que terminaram empatados.
Nos números, o aproveitamento brasileiro no confronto é estimado em apenas 14%, segundo o apontado pelo site Sofascore. Outro dado é que o Brasil fez 25 gols e levou 62 dos Estados Unidos
O primeiro jogo
A primeira vez computada que Brasil e EUA se enfrentaram foi em julho de 1986, no Mundialito disputado na Itália. Na ocasião, as americanas venceram por 2 a 1, gols de Pickering e Heinrichs. Pelezinha anotou o gol brasileiro.
A primeira vitória sobre os Estados Unidos ocorreu quase duas décadas depois, em 2007. Mas foi uma das mais marcantes partidas da história da seleção feminina, a vitória por 5 a 0 na final dos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro, com show de Marta e Cristiane.
Vitórias importantes
No mesmo ano, já pela Copa do Mundo, mais uma vez a 'Rainha' brilhou em vitória sobre as americanas. A partida, válida pelas semifinais da competição disputada na China, terminou com nova goleada das brasileiras, esta pelo placar de 4 a 0, com dois gols da atleta do Orlando Pride, cotada para voltar a ser titular neste sábado depois de cumprir suspensão.
A última vitória do Brasil contra as americanas foi em 2014, em Brasília, pelo Torneio Internacional de Futebol Feminino. E, mais uma vez, o brilho pessoal de Marta se fez valer ao marcar os três gols brasileiros da vitória pelo placar de 3 a 2.
Confrontos em Olimpíadas
A história registra até o momento três jogos entre Brasil e Estados Unidos no futebol feminino olímpico. O primeiro aconteceu nas semifinais dos Jogos de 2000, em Sydney, com as americanas vencendo por 1 a 0, gol de Mia Hamm.
Quatro anos depois, em Atenas, por duas vezes brasileiras e americanas cruzaram o mesmo caminho. Inicialmente, na fase de grupos, com vitória dos EUA por 2 a 0. E, mais tarde, se encontrariam na final, vencida pelas americanas por 2 a 1 na morte súbita.
A segunda final consecutiva entre as duas seleções aconteceria em Pequim-2008, com nova vitória americana na prorrogação, por 1 a 0. Esta foi a última vez que Brasil e Estados Unidos se enfrentaram e, agora, chegam a uma terceira decisão na qual o Brasil pode quebrar a série de vitórias americanas e caminhar rumo a um histórico ouro no futebol feminino.