Fifa revela a Tazuni, mascote da Copa do Mundo Feminina
Competição será realizada na Austrália e Nova Zelândia
A Fifa divulgou a pinguim Tazuni, mascote oficial da Copa do Mundo Feminina, que será realizada na Austrália e Nova Zelândia em 2023. O nome é uma combinação de seu local de origem, o mar da Tasmânia, e na palavra "unidade", conceito considerado fundamental no torneio.
De acordo com a Fifa, Tazuni é uma jovem de 15 anos, que atua no meio de campo, e que se apaixonou pelo futebol a partir do dia em que jogou pela primeira vez na praia com um grupo de crianças. Com isso, a mascote tem a função de levar a emoção do esporte para uma nova geração de torcedores.
A imagem da pinguim irá aparecer em produtos oficiais da competição e nas redes sociais. Além disso, ela irá aparecer em atividades sociais que irão anteceder o Mundial disputado na Oceania.
Fatma Samoura, secretária geral da Fifa, destacou a importância que Tazuni terá nesse período:
"O anúncio de hoje é um marco muito importante para a Copa do Mundo Feminina. Tazuni representa tudo o que faz esse Mundial ser único e milhões de jovens torcedoras se sentirem identificadas com sua história. Estamos empolgados em vê-la desempenhar esse papel de liderança no torneio e inspirar uma nova geração à medida que o futebol feminino e a Copa do Mundo Feminina continuam a alcançar uma grandeza sem limites."
A competição tem início marcado para o dia 20 de julho de 2023 e tem previsão de encerramento no dia 20 de agosto do próximo ano. Até o momento, 29 seleções já estão classificadas e o Brasil está entre as participantes.