Flamengo vence o Botafogo e é campeão da primeira Copinha feminina da história
O Flamengo é o grande campeão da primeira edição da história da Copinha feminina. Neste domingo, as Meninas da Gávea venceram a partida contra ao Botafogo pelo placar de 2 a 0, em jogo disputado no Canindé. Os gols que renderam o título da competição foram anotados por Mariana e Pimenta.
Após eliminar o São Paulo nos pênaltis na semifinal, o Rubro-Negro conseguiu suportar a superioridade do Fogão no primeiro tempo. Mesmo com uma atleta a menos desde os minutos iniciais, o Alvinegro teve dois gols anulados por impedimento, enquanto as campeãs conseguiram fazer os gols na segunda etapa - e ainda tiveram uma bola na rede invalidada.
ACAAAABOOOOUUUUU E É TAAAAAÇAAAAAAAAA!!!! #ACOPINHAÉNOSSA! AS #MENINASDAGÁVEA SÃO CAMPEÃS DA PRIMEIRA EDIÇÃO DA HISTÓRIA DA COPINHA FEMININA! FLAMENGO: VANGUARDA E TRADIÇÃO! 10 E 14: NÚMEROS INESQUECÍVEIS! A MAGIA DA CAMISA RUBRO-NEGRA DECIDIU MAIS UMA VEZ! TEM TAÇA INÉDITA… pic.twitter.com/7HhZi7fMsM
— Flamengo (@Flamengo) December 17, 2023
Botafogo tem dois gols anulados, e Flamengo vence por 2 a 0
De baixo de um forte sol na capital paulista, o Botafogo foi dono das primeiras ações ofensivas do jogo e chegou a abrir o placar aos três minutos de jogo com gol contra de Núbia. No entanto, o lance foi anulado por impedimento de Raiani. Pouco depois, a defensora Kemilly recebeu cartão vermelho após entrada forte em Louvain e deixou as Gloriosas com uma jogadora a menos. A jogada teve assistência do VAR.
Aos 25, as alvinegras voltaram a balançar as redes do Canindé, mais uma vez com Raiani, mas o lance novamente foi anulado por impedimento no momento da cobrança de falta da capitã Duda Basílio. O Flamengo chegou pela primeira vez com perigo as 38, quando Louvain finalizou com perigo e a goleira do Fogão conseguiu fazer a defesa. Nos acréscimos, Gica cabeceou no travessão e por pouco não recolocou o Mengão no jogo.
Na segunda etapa, o Flamengo tomou controle do jogo e começou a pressionar a defesa adversária com duas finalizações em três minutos. Letícia teve grande chance aos 12 ao bater de chapa, mas a goleira Zanella fez defesa espetacular. No lance seguinte, o placar foi aberto oficialmente: Mariana aproveitou a assistência de cabeça após cruzamento de escanteio e, sozinha, balançou as redes e colocou os Meninas da Gávea na frente.
Aos 23, Letícia foi lançada na ponta esquerda, carregou a bola, invadiu a área e fez o gol no canto direito, mas, pela terceira vez no jogo, o lance foi anulado por impedimento - o primeiro do Flamengo na partida, além dos dois do Botafogo. Para sacramentar o título, Pimenta, de cabeça, marcou o gol que fechou a vitória.